top of page
  • Secom

Diocese de Imperatriz reúne mais de 10 mil fiéis na Beira Rio, por ocasião dos seus 35 anos



Um dia marcado na Igreja Católica de Imperatriz. No último sábado (16), aniversário da cidade, mais de 10 mil fiéis estiveram presentes na Beira Rio, na festa comemorativa dos 35 anos da Diocese de Imperatriz e dos 170 anos da chegada da imagem de Santa Teresa D’Ávila, padroeira do munícipio e da diocese.


O evento teve início às 16h30, com o trajeto fluvial no Rio Tocantins, na presença da imagem original da padroeira. Dom Vilsom Basso, acompanhado dos sacerdotes e fiéis, fez o breve percurso, lembrando a chegada de Frei Manoel Procópio, na fundação da Colônia de Santa Teresa, hoje Imperatriz. O resgate histórico remontou também, o gesto de acolhida dos indígenas, onde foi entregue ao bispo, no Porto da Balsa, frutas nativas da região.

Os indígenas Edvaldo Gavião e Diana Gavião, representaram o povo Gavião, neste momento.

Em seguida, uma multidão de fiéis, animados pela fé, percorreram 5 km em romaria terrestre, pelas ruas do centro da cidade, encerrando no fim da tarde, com uma celebração campal na Beira Rio.


A missa foi presidida pelo bispo de Imperatriz, dom Vilsom Basso, concelebrada pelo bispo de Carolina, dom Francisco Lima, e padres da diocese. Dom Vilsom, em sua homilia, disse aos fiéis que o dia é de memória e gratidão.


“A partir de hoje queremos acentuar, que o dia 16 de julho não marca somente o aniversário da cidade, mas também o início da evangelização destas terras tocantinas. Queremos também, celebrar os 35 anos de criação de nossa diocese. Nossa gratidão a tantos e tantas, que deram e dão sua vida, escrevendo a história da Igreja Católica nestas terras. Os bispos que aqui estiveram, sacerdotes, religiosas e religiosos, leigos e leigas, na certeza em dizer, EU AMO JESUS CRISTO, EU AMO O PAPA FRANCISCO, EU AMO A IGREJA CATÓLICA, EU VOU SER CATÓLICO ATÉ MORRER!”, afirmou o bispo.

A celebração, que foi transmitida pela TV Anajás (Rede Vida), canal 26, assim como nas plataformas digitais da diocese, após a benção final, uma grande queima de fogos e muita animação com fiéis encerrou a festividade.



História da fundação de Imperatriz e Diocese


Confira a reportagem da TV Difusora Sul de Imperatriz sobre os 170 de Fundação de Imperatriz e 35 anos da Diocese de Imperatriz:




Com informações e fotos da Pascom da Diocese de Imperatriz.

221 visualizações0 comentário
bottom of page