• Secom

Diocese de Imperatriz celebra 35 anos com romarias e santa missa neste sábado, 16


Os preparativos para a grande festa dos 35 anos da Diocese de Imperatriz e dos 170 da chegada da imagem de Santa Teresa D’Ávila, chega em sua reta final. A comissão organizadora do evento, se reuniu nesta quarta-feira (12), para tratar dos últimos preparativos do evento, que acontecerá neste sábado (16), a partir das 16h, na Beira Rio.


Responsável pela infraestrutura do evento, Judson Lopes, afirma que tudo está sendo pensado para uma linda festa do povo de Deus. “Estamos tendo reuniões, com várias equipes de apoio das paróquias, como também, representantes dos organismos de segurança pública, para que na romaria e na celebração ocorra tranquilamente”, disse Judson.


O bispo diocesano, dom Vilsom Basso, apresentou em reunião online com os padres, um panorama geral do evento, informando sobre os locais de concentração das equipes de serviço, e pontos em que cada paróquia vai estar principalmente na Romaria Terrestre. O bispo comenta que todas as paróquias estarão contempladas. “Teremos sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, das 33 paróquias da diocese, que é composta por 13 munícipios. Faremos uma festa bonita, como povo de Deus reunido, celebrando juntos, esse forte momento para a Igreja e para cidade de Imperatriz. A Beira Rio vai tremer de verdade!”, afirma o bispo.


Transmissão

Para as pessoas que moram em outros municípios da região, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da diocese, articulou a transmissão ao vivo da Romaria Terrestre, pela rádio Imperial FM (102,9), e a transmissão televisiva da celebração às 18h, pela TV Anajás (Rede Vida), canal 16, bem como nas plataformas digitais da diocese (Instagram – Facebook – Youtube), com a participação de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Como vai acontecer o evento


O evento terá início às 16h, com a Romaria Fluvial, com a balsa Pipes, trazendo a imagem de Santa Teresa D’Ávila, ladeada por várias embarcações, saindo do Porto de Pedras, até o Porto da Balsa.


Ao chegar no Porto da Balsa, prevista para às 16h30, a Romaria seguirá o seu percurso terrestre, cujo trajeto será pela rua Luís Domingues, Alagoas e Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, até a concha acústica na Beira Rio, onde haverá a Celebração Eucarística marcada para às 18h.


Histórico
A diocese de Imperatriz é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana criada pelo Papa João Paulo II, com a Bula Quae Maiori Christifidelium Spirituali Bono, a 29 de julho de 1987. Foi desmembrada da diocese de Carolina, que tinha como bispo dom Alcimar Caldas Magalhães. Seu primeiro bispo foi dom Affonso Felippe Gregory, que governou a diocese de 29 de setembro de 1987 a 03 de agosto de 2005.

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

14 visualizações0 comentário