top of page
  • Secom

Diocese de Imperatriz acolhe Assembleia Regional da Pastoral da Juventude



De 02 a 05 de março, a Pastoral da Juventude do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou sua XIII Assembleia Regional, no Centro Anajás, na diocese de Imperatriz. A Assembleia teve como tema “Grupo de jovens: solo de profetismo, resistência e missão”, e a presença de dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e referencial para as juventudes; e dom Fernando Lima, bispo de Carolina (MA).


A Assembleia, que é trianual, iniciou com a santa missa, presidida por dom Vilsom Basso, seguida da acolhida dos 120 delegados que representaram todas as 12 diocese do Regional Nordeste 5, a Igreja no Maranhão, para celebrar a força e o profetismo presente nos grupos de base.


“É uma Assembleia importantíssima. Nos organizamos até 2025 dizendo por onde vamos caminhar pra evangelizar as juventudes de nosso Maranhão”, afirmou dom Vilsom Basso, que esteve junto com os jovens na Assembleia.

Para dom Vilsom, neste momento, a intenção é reanimar as juventudes do Maranhão. “Depois que tivemos a grande Romaria da Juventude ano passado, em Carolina, nós queremos reanimar todo o trabalho com a juventude no Maranhão, os grupos e jovens pra levar de novo esperança, coragem, fé, e dizer aos grupos de jovens e lideranças, a Igreja vos ama, nós queremos que vocês sejam Igreja conosco e levarmos esperança e cuidado a todas as juventudes”, destacou dom Vilsom Basso.


Na oportunidade, os jovens discutiram as diretrizes dos próximos três anos da Pastoral da Juventude do Maranhão, auxiliados por dom Francisco Lima, bispo da diocese de Carolina, que realizou a análise de conjuntura.


“É um momento de fé porque no mundo, e que vai sair no censo do IBGE, e certamente vai ter muita gente que é sem religião e ateu vai aumentar muito, nós estamos vendo isso. Mas, é um momento que nós podemos lembrar que de todas as instituições que estão em crise no mundo e no Brasil, nós encontramos aqui a Igreja Católica e encontramos a Pastoral da Juventude, como trabalhar isso e como fazer a referência a Jesus Cristo no momento em que se coloca em causa tudo, até mesmo a religião, é hora de se reafirmar na fé, de pensar, de analisar, e de fazer aquilo que talvez é voltar à fonte que é a Sagrada Escritura e poder trabalhar”, explicou dom Francisco Lima.


Além de abordar temas sociais atuais que envolvem a juventude é durante a assembleia que é votada a nova diretoria da pastoral da juventude, no sábado, a executiva foi eleita e ficou com a seguinte composição:


  • Raimunda Francisca, como coordenadora nacional, pela Pastoral da Juventude do Maranhão;

  • Mayara Neves, como secretária regional da Pastoral da Juventude do Maranhão;

  • Padre Joariston, Jhonatan Soares, Kalunga Braga, Edinielson, como assessores regional.


Com informações da Pascom diocese de Imperatriz e fotos: PJ.*

16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page