top of page
  • Secom

Diocese de Caxias do Maranhão divulga identidade visual e programação oficial do Jubileu de 85 anos

Tríduo missionário, caminhada e celebração são atividades que marcarão as comemorações dos 85 anos de criação da diocese de Caxias do Maranhão



A diocese de Caxias do Maranhão celebra no dia 22 de julho 85 anos de criação. Desmembrada da arquidiocese de São Luís do Maranhão, hoje a diocese de Caxias compreende 30 paróquias presentes em cerca de 22 municípios maranhenses. Para celebrar esta significativa data, a diocese preparou uma programação especial que foi apresentada em coletiva de imprensa no último dia 05 de julho.


Reunidos no Centro de Treinamento João Paulo II, a equipe de comunicação diocesana, coordenada por Alan Santos, divulgou para a imprensa local a identidade visual e a programação oficial do Jubileu de 85 anos de fundação da diocese. Na ocasião, foram apresentados ainda os seminaristas Sildo Morais, Rayson Chagas e Rafael Rodrigues que serão ordenados diáconos provisórios durante esse período jubilar.



A coletiva contou com a presença de dom Sebastião Duarte, atual bispo diocesano; padre Ribamar Cavalcante, vigário geral; padre Luzimar Fonseca, coordenador do Jubileu de 85 anos da diocese; e padre William Kelson, criador da identidade visual.



A programação contará com um Tríduo Celebrativo, a ser realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho, pelas paróquias e Catedral, compreendendo as dimensões: Eclesial, Missionário e Vocacional.


Já no dia 20 de julho, antecipando a data de registro, a festividade será no adro da catedral com a presença de todos os padres, leigos e religiosos de todas as paróquias da diocese para a celebração do jubileu que se iniciará às 16h com uma caminhada pelas ruas de Caxias.


Histórico

A diocese de Caxias do Maranhão está situada geograficamente no leste do Estado do Maranhão. Sua população atinge aproximadamente 700.000 habitantes. Criada em 22 de julho de 1939 pela Bula Papal “Si qua diocesis nimia” do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Até hoje quatro bispos foram seus pastores: Dom Luiz Gonzaga da Silva Marelim, que governou durante 40 anos; Dom Jorge Tobias de Freitas, que esteve 6 anos à frente da Diocese; Dom Frei Luís D’Andréa, que permaneceu no pastoreio por 22 anos; Dom Vilsom Basso, que tomou posse em junho de 2010; e atualmente dom Sebastião Lima Duarte.


A sede do governo diocesano fica no Palácio Episcopal, construído no final da década de 30, especialmente para esse fim.


Na época da criação da Diocese de Caxias era comum a navegação pelo Rio Itapecuru, através de barcos a vapor e pequenas balsas empurradas a vara. O trabalho de evangelização dos primeiros padres em visitas pastorais era feito através desses meios e em grande parte em lombo de animais. As chamadas “desobrigas” levavam a deslocamentos bem distantes com muitos dias de viagem.


No ano de sua criação em 1939, a Diocese de Caxias contava com 9 Paróquias. Esse número foi aumentando gradualmente de acordo com o crescimento populacional. Hoje, a diocese é formada por 30 paróquias, localizadas em 22 municípios maranhenses.


Confira os detalhes da identidade visual comemorativa



Com informações de Alan Santos e fotos de Alberto Murilo| Diocese de Caxias do Maranhão.

45 visualizações0 comentário

留言


bottom of page