top of page
  • Secom

Diaconato permanente: alegria de servir a Deus e à comunidade

Atualizado: 11 de ago. de 2022

Um serviço de comunhão para o serviço dos irmãos. Dessa forma é visto o serviço do diaconato permanente na Igreja.


O diácono permanente é simultaneamente pai e esposo, exerce uma profissão civil e se consagra à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem, sua vocação abrange vários aspectos. Assim é o Pedro de Jesus, diácono permanente na arquidiocese de São Luís, esposo, pai e professor. Ouviu o chamado para a missão e prontamente atendeu.


“Tudo pra mim foi só emoção. Eu chorei antes, durante a após a ordenação. Foi um reconhecimento de Deus por ter sido escolhido por Ele”. São as palavras de Pedro de Jesus, diácono permanente na arquidiocese de São Luís e 2º secretário da comissão dos diáconos do Regional Nordeste 5.


O Regional Nordeste 5 conta com uma comissão, e há cerca de um mês, reuniu-se em assembleia, em São Luís, a luz do tema: “A proposta sinodal e a unidade diaconal em tempos de pandemia”. Entre as pautas, a eleição da nova gestão para o triênio 2022-2025, onde foram eleitos os diáconos:


Presidente: George Henrique dos Santos Castro, Arquidiocese de São Luís;

Vice-presidente: José de Ribamar Silva, Diocese de Viana;

1° Secretário: Thiago de Sousa Ribeiro Neto, Diocese de Bacabal;

2° Secretário: Pedro de Jesus Nunes Silva Filho, Arquidiocese de São Luís;

1° Tesoureiro: José Givanildo da Silva Sousa, Diocese de Caxias;

2° Tesoureiro: José Armando Gomes, Diocese de Caxias


Entre as prioridades desta nova gestão, a primeira é a Comunicação como lugar para a comunhão entre os diáconos da Igreja no Maranhão. A comissão planejou investimentos para a profissionalização da Comunicação em seus processos e ferramentas, que serão basilares no processo de comunhão, participação e missão dos diáconos das Igrejas particulares do Regional Nordeste 5, e estão com novas redes sociais e nova identidade visual.


“Temos entre nós um espírito de proatividade. Todos os dias nós conversamos pelo grupo de aplicativo. E temos essa preocupação com os demais diáconos. Para nós tem sido muito prazeroso participar dessa comissão, e nossa comissão atinge todo o Maranhão”, conta Pedro.


Os diáconos permanentes da arquidiocese de São Luís estiveram reunidos na Paróquia Santa Clara para celebrar este dia. Foto: Emanuel.

Padroeiro

Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III. Sua festa é celebrada no dia 10 de agosto. Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.


Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá, presidente da CNBB Maranhão, enviou mensagem aos diáconos nesta festa de São Lourenço. Confira, a seguir:



“Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações” (Jr 1,4-5)

86 visualizações0 comentário
bottom of page