top of page
  • Secom

“De tudo que é me dado, gratuitamente, eu devolvo a Deus a parte que lhe pertence”, dom Valentim



A diocese de Balsas realizou no último sábado, 22, uma formação sobre o dízimo com base no tema “A mistagogia do dízimo”. A formação teve a presença de 68 pessoas de 18 paróquias da diocese de Balsas e inclui-se no calendário formativo da equipe de coordenação regional da Pastoral do Dízimo.


A compreensão da temática principal da formação ficou por conta de dom Valentim Meneses, bispo diocesano e referencial para a Pastoral do Dízimo no Regional Nordeste 5, que enfatizou sobre a experiência de Deus, a partir da dimensão do Dízimo.


“O dízimo tem como princípio a generosidade e a gratidão a Deus. Vai além de uma legislação, de uma lei ou de uma obrigação. Mas, tem que nascer de um coração grato, de um coração livre, de um coração que sabe viver a ação de graças ao Deus que tudo nos dá, que tudo nos proporciona. Por isso, somos chamados a fazer este tipo de curso para nos despertar na conversão pastoral”, afirmou dom Valentim.


A equipe de coordenação regional da Pastoral do Dízimo também esteve presente contribuindo com a formação. O missionário Zé Carlos proferiu a palestra sobre o documento 106 da CNBB - “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”, que apresenta um conjunto de orientações e esclarecimentos que norteiam um discurso coerente sobre o dízimo.


“Hoje temos o prazer de estar na diocese de Balsas junto ao nosso bispo referencial que é dom Valentim, pela primeira vez”, afirmou Raimundo Geraldo, coordenador regional da Pastoral do Dízimo.

“A Igreja é missão. Se eu sou Igreja, se eu sou membro ativo dessa Igreja, como membro ativo da Igreja eu preciso ser grato a Deus, dando, devolvendo, oferecendo com alegria a parte que pertence a Deus, isto é, de tudo que é me dado, gratuitamente, eu devolvo a Deus a parte que lhe pertence”, finalizou dom Valentim.


Novas formações pelo Regional NE 5

A equipe regional da Pastoral do Dízimo segue com seu calendário formativo e chega à diocese de Coroatá nos dias 05 e 06 de novembro para somar à Assembleia Diocesana do Dízimo. A equipe será responsável pela explanação do tema “Dízimo: propósito de fé”.



Com informações e fotos da Pastoral do Dízimo.

39 visualizações0 comentário
bottom of page