top of page

De Santa Inês a Pindaré: 14ª Romaria Estadual da Terra e das Águas do Maranhão acontece nos dias 02 e 03 de agosto


ree

“Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócio”. Este é o tema que norteará a 14ª Romaria da Terra e das Águas do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontece nos dias 02 e 03 de agosto, em Santa Inês, na diocese de Viana. E a iluminação bíblica foi baseada no profeta Amós, capítulo 9, versículo 15: “Vou plantá-los no seu chão, de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra”.


A 14ª Romaria será iniciada no Parque da Juventude, na cidade de Santa Inês, local onde será realizado o acolhimento dos romeiros, bem como a Santa Missa. Após a celebração, todos os romeiros seguirão em direção à cidade de Pindaré Mirim, percorrendo um total de 9km. Ao longo do trajeto serão realizadas paradas para reflexão, em pontos estratégicos como: Igreja Matriz de Santa e IEMA de Pindaré Mirim, encerrando na Beira Rio de Pindaré Mirim, em uma dinâmica chamada de Celebração da Via Sacra de Jesus e da Via Sacra do Povo do Maranhão.


Para esta 14ª Romaria espera-se um público de mais de 20mil pessoas provenientes das 12 dioceses existentes no Maranhão; acompanhadas de seus respectivo bispos e presbíteros.

ree
Romeiros durante a 13ª Romaria da Terra e das Águas realizada na cidade de Caxias (MA). Foto: Eanes Silva

A Romaria da Terra e das Águas do Maranhão é realizada pela equipe de articulação das Pastorais Sociais/Repam do Regional Nordeste 5 da CNBB, juntamente com movimentos e organismos como a Cáritas Maranhão.


Todos os materiais de divulgação desta 14ª edição foram preparados pela equipe de comunicação, coordenada por Irmã Alessandra, com a participação da assessoria de comunicação do Regional Nordeste 5 e Pastoral da Comunicação Regional. Pelo canal no YouTube do Regional Nordeste 5 será realizada a transmissão da Santa Missa de abertura. Pelas redes sociais do Regional NE 5 também será possível acompanhar alguns takes da Romaria.



Preparação

As Igrejas particulares do Maranhão realizaram atividades em preparação para a 12ª Romaria da Terra e das Águas como a realização dos seminários diocesanos, que culminou com o Seminário regional realizado de 7 a 9 de junho, em São Luís. E, nas famílias, grupos, e comunidades foram realizados encontros de preparação para ajudar toda a Igreja a melhor entender a temática proposta nesta 14ª edição da Romaria.

ree
Comunidade da diocese de Brejo durante um dos encontros de preparação.

Pela casa comum

ree

Vale ressaltar que um dos pontos desta romaria será a distribuição das sementes e mudas nativas (de árvores em extinção, de árvores frutíferas, e de plantas medicinais, que ocorrerá no encerramento.


Neste momento também será realizada a entrega das folhas de coleta de assinaturas da Lei contra a Pulverização Aérea de Agrotóxicos. O processo foi iniciado com o Seminário Estadual realizado em março deste ano, e é uma das prioridades do Plano Pastoral do Regional Nordeste 5, através da Articulação das Pastorais Sociais/Repam, em parceria com organizações da sociedade civil, como a Rede de Agroecologia do Maranhão.



Programação:

DIA 02 DE AGOSTO:

CONCENTRAÇÃO: PARQUE DA JUVENTUDE - Santa Inês (MA)

INÍCIO: 21h (nove horas da noite) com cantos de caminhada e palavras de ordem.


  • 1º MOMENTO:

ABERTURA OFICIAL: 23h (onze horas da noite)

-Acolhida das Romeiras

- Palavras de dom Evaldo Carvalho, bispo de Viana

- Celebração do Guarnicê da Romaria

- Celebração da Eucaristia – Animação

TEMA: Territórios livre das CERCAS: Responsáveis: SUBREGIÃO COCAIS – (BACABAL, BREJO, CAXIAS E COROATÁ). COORDENAÇÃO: Jean Araújo e Martha Bispo

CELEBRAÇÃO DA VIA SACRA DE JESUS E DA VIA SACRA DO POVO DO MARANHÃO

- 1ª ESTAÇÃO: A CONDENAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DO POVO HOJE


INÍCIO DA CAMINHADA


  • 2º MOMENTO:

- 2ª ESTAÇÃO: A SOLIDARIEDADE COM JESUS E COM O POVO HOJE LOCAL: IGREJA MATRIZ de SANTA INÊS

TEMA: Territórios livres dos TRILHOS – Ajuda Solidária – Compaixão de Verônica, Simão Cirineu, Maria e Mulheres de Jerusalém.

Durante a Caminhada até a 3° Parada: apresentação da CPT-MA.

Celebração - Plantar árvores.


  • 3º MOMENTO:

- 3ª ESTAÇÃO: A MORTE DE JESUS E OS MÁRTIRES E TESTEMUNHAS DO REINO DE HOJE LOCAL: IEMA de Pindaré Mirim (MA) TEMA: Territórios livres AGRONEGÓCIO:


  • 4º MOMENTO:

- 4ª ESTAÇÃO: ENCONTRO COM RIBEIRINHOS-PESCADORES LOCAL: BEIRA RIO - PINDARÉ MIRIM Celebração: Renovação das Promessas Batismais


  • 5º MOMENTO:

- 5ª ESTAÇÃO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS E AS VITÓRIAS E ESPERANÇAS DO POVO HOJE LOCAL: PRAÇA SÃO PEDRO

TEMA: Celebrar as vitórias e as resistências, hoje.

  • CELEBRAÇÃO 

  • LEI POPULAR 

  • CARTA PASTORAL AO POVO DO MARANHÃO

  • BÊNÇÃO FINAL E ENVIO:

 

 

 

Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page