top of page
  • Secom

Cristãos leigas e leigos do Brasil realizam Assembleia em São Luís do Maranhão



De 16 a 19 de junho, a capital do estado do Maranhão, São Luís, acolhe a 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Com o lema “Sinodalidade e missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, o evento pretende reunir cerca de 200 participantes vindos de 95 dioceses dos 19 regionais do Brasil. Participam ainda, bispos, presbíteros, além de 11 organizações filiadas. A assessoria está a cargo do padre Aquino Junior.


A primeira assembleia presencial após a fase mais difícil da pandemia torna-se um momento ainda mais especial de vivência e celebração da vida. “O tema vem de encontro à convocação do papa Francisco, dando sequência ao Sínodo, de estarmos caminhando juntos e juntas até 2023, num caminho de sinodalidade. Que nós, leigos e leigas possamos entender que o nosso caminho de missão são as periferias”, afirma Sônia Gomes, presidenta do CNLB.


Além da reflexão proposta, a assembleia será eletiva e traçará as diretrizes para os próximos três anos de caminhada. “Nossa expectativa é que após essa reflexão possamos caminhar seguindo o que o Papa Francisco nos aponta, para o que a Igreja no Brasil nos aponta, mas também para aquilo que a sociedade nos pede. É seguir o tripé de olhar a palavra de Deus, as diretrizes da igreja e também o olhar para o que nos pede a nossa sociedade” aponta Sônia.


Programação

A 40ª AGO acontecerá na Casa de Retiros Oásis, no bairro Aurora-Anil, contará com celebração da acolhida para receber todas as representações dos regionais do país, testemunhos, orações, análise da conjuntura atual, baseada na temática deste ano, celebrações eucarísticas, palestras, trabalhos em grupos, lançamento de livros.


Dom Sebastião Duarte, bispo referencial para os leigos e leigas do Regional Nordeste 5, estará presente no evento.
20 visualizações0 comentário
bottom of page