top of page
  • Secom

Corpus Christi 2023: Campanha da Fraternidade inspira Solenidade na Igreja particular de São Luís

A expectativa é reunir 14 mil fiéis durante a Missa, Procissão luminosa e Benção com o Santíssimo Sacramento.



A Solenidade de Corpus Christi 2023 será no dia 8 de junho, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, São Luís, onde deve mobilizar os 15 municípios que formam a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, com realização de Tríduo Eucarístico em preparação para a solenidade, nos dias 29, 30 e 31 de maio.


O tema escolhido para este ano é inspirado na Campanha da Fraternidade 2023, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), e no dia do evento haverá coleta de 1kg de alimento não perecível, cuja a arrecadação será doada para oito paróquias com sede em áreas de vulnerabilidade social: Paróquia São José dos Migrantes (Vila Itamar), Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matinha, Maracanã), Paróquia São Raimundo Nonato (São Raimundo), Paróquia Santa Clara de Assis (Santa Clara), Paróquia Santíssima Trindade (Cidade Olímpica), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila São Luís), Paróquia São João Paulo II (Residencial Nova Terra) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Luizão).


Trajeto da Procissão

Neste ano, a novidade é a nova rota da Procissão Luminosa, que sairá da Camboa, passando pela Beira-Mar, Rua do Egito e concluindo na Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça João Lisboa, Centro.


Para a realização do projeto, sete Equipes de serviço, compostas por 60 grupos de trabalho (GT), que somam quase 1200 voluntários, estão envolvidos na organização da Solenidade de Corpus Christi.


Tríduo Eucarístico

Em São Luís, a Solenidade de Corpus Christi é antecedida por um Tríduo Eucarístico que envolve todas as paróquias: no primeiro dia, a oração acontece nas famílias, em suas casas, a Igreja doméstica. No segundo dia, estas famílias são convidadas a irem para as capelas que formam as paróquias e rezarem em comunidade. Por fim, no último dia do Tríduo, a oração acontece na Igreja matriz de cada paróquia, reunindo todas as famílias e todas as comunidades eclesiais missionárias para um momento de Adoração Eucarística.


O Tríduo prepara os fiéis em espírito de oração e fraternidade para o grande momento, onde todas as paróquias se reunirão para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, no dia 8 de junho, transformando o Nhozinho Santos em um templo de Adoração da Eucaristia, com todos os fiéis da Arquidiocese de São Luís do Maranhão reunidos.


Para a preparação, a organização de Corpus Christi distribui um Livro de Celebrações, com sugestão de roteiro das orações, disponível também em versão mobile para celular.


Sobre o tema de Corpus Christi 2023

O tema de Corpus Christi 2023 tem como proposta motivar reflexão e ação em torno de duas realidades: a fome material e a fome espiritual. Na primeira, a Igreja Católica, assim como aconteceu na Campanha da Fraternidade 2023, pretende realizar uma grande arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos como partilha do pão com os que sofrem com a falta de alimento.


Na segunda realidade da fome, a fome de Deus, a Igreja pretende oferecer aos fiéis católicos a oportunidade de renovarem a fé na centralidade da Eucaristia, Pão do Céu. Ao mesmo tempo que propõe a neófitos ou mesmo aos não católicos, mas pessoas de boa fé, a oportunidade de aprofundar o tema da Eucaristia, sobretudo durante a realização do Tríduo Eucarístico, onde poderão participar de catequeses e orações voltados para o tema.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

147 visualizações0 comentário
bottom of page