top of page
  • Secom

Conselho Pastoral de Pescadores realiza Assembleia Nacional no Regional NE 2



O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) acolhe até a próxima sexta-feira (10) a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). O encontro reúne membros do CPP de todas as regiões do Brasil, no Recife (PE), iluminados pelo tema “CPP: 55 anos de Profecia, Resistência e Esperança!”.


Os principais objetivos da assembleia são analisar a situação das áreas pesqueiras, avaliar a caminhada e missão do CPP, refletir sobre o trabalho de base nas comunidades, planejar os próximos anos de atuação do CPP e renovar a composição das instâncias nacionais do Conselho.


A primeira Assembleia do CPP realizada presencialmente, após a pandemia de Covid-19, foi aberta por um momento de acolhida e oração com a proclamação do Evangelho de São Lucas (Lc 5,4), que narra a pesca milagrosa de Pedro e seus companheiros, após encontrarem Jesus.


A mesa de abertura da Assembleia Nacional do CPP foi composta por dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA) e presidente nacional do CPP, e de Ormezita Barbosa, Secretaria executiva do CPP Nacional, que explanaram sobre a importância deste momento de reflexão sobre os próximos trabalhos do CPP.


Para dom Valdeci, o Evangelho escolhido para a abertura traz um grande simbolismo para os pescadores e pescadoras, pois direciona o pensamento para a grandiosidade da atuação pastoral entre os trabalhadores que retiram das águas seu sustento, até o Cristo foi ao encontro deles, e assim, a Igreja continua desempenhando esse papel por meio do CPP.


“Avançar para águas mais profundas é lutar por justiça e dignidade. Avançar para águas mais profundas é lutar para que os direitos dos menos favorecidos seja respeitado. Avançar para águas mais profundas é proteger as águas. A luta, a revolução e a conquista vêm dos pobres, dos que se sentem excluídos”, destacou o presidente.


O bispo também alertou sobre a relevância da assembleia para o CPP. “Momento de nos firmarmos em nossa missão do Conselho. Que possamos ser solidários aos que não estão ligados a nenhum movimento e pastoral. Devemos construir junto aos que lutam pela vida. Esta também é uma assembleia eletiva, que nos chama a responsabilidade de lutarmos pelos que precisam de nós. Bom encontro para todos nós”, finalizou dom Valdeci.


Relembrando o tema do encontro, sobre os 55 anos do CPP, Ormezita Barbosa, secretária-executiva do CPP Nacional, destacou o papel de resistência do Conselho, sobretudo, neste momento de pandemia que tanto prejudicou a vida e trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais.


“Esta assembleia tem o desafio de pensar o papel político do CPP nos próximos 3 anos. Justamente neste período importante no país que também vive um momento novo. Fomos uma presença profética nos últimos 55 anos. Que alegria encontrar cada um e cada uma de vocês. Que seja uma semana de celebração pelo tempo que não pudemos nos encontrar durante a pandemia”, disse Ormezita.


CPP – Nas águas da Organização, pescando vida e dignidade!


O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) é uma pastoral social ligada a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O CPP é composto por agentes pastorais, leigos, religiosos e padres comprometidos com o Serviço junto aos pescadores e pescadoras artesanais na construção de uma sociedade justa e solidária.


A Assembleia Nacional terá momentos importantes de debates, Celebração Eucarística, aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023, rodas de conversa, entre outros.


Com informações e fotos de Henrique Cavalheiro - CPP Nacional

9 visualizações0 comentário
bottom of page