top of page
  • Secom

Comunicação de esperança em tempos difíceis será discutido por comunicadores da CNBB-MA

O encontro acontece na cidade balneária de São José de Ribamar, em São Luís, neste mês festivo dedicado a São José



De 17 a 19 de setembro, na Casa de Retiro São José de Ribamar - Sítio dos Padres, na cidade de São José de Ribamar, a coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5 promove mais um Encontro Regional da Pascom Maranhão.


Este ano, o encontro tem por tema “Comunicar a Boa-Notícia”, um apelo à uma comunicação de esperança em tempos difíceis, e, ao mesmo tempo, reitera a ocupação primeira da Pascom: comunicar o Evangelho. Como lema evangélico: “O que vos digo aos ouvidos, publicai sobre os telhados” (Mt 10, 27b).


Em função da pandemia da covid-19, a participação será limitada a três membros de cada coordenação das doze dioceses do Maranhão, coordenação regional da Pascom, dois assessores eclesiásticos e, pela primeira vez, serão ofertadas 12 vagas para os seminários diocesanos, mais uma vaga para o representante regional dos seminários.

Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 5, Paulo Victor Silva, o encontro reitera a ocupação primeira da Pascom que é comunicar o evangelho. “A Pastoral da Comunicação tem desenvolvido um trabalho primordial no coração da evangelização da nossa Igreja, não só levando a Igreja para os lares - a Igreja doméstica - mas trazendo as famílias de volta para a igreja. Sabemos que a Pastoral da Comunicação é uma pastoral orgânica capaz de organizar e articular quaisquer frente de evangelização no seio da Igreja”.


Ano Santo dedicado a São José

O Encontro Regional de Comunicação Eclesial do Regional Nordeste 05 ocorre há pelo menos dez anos, e a cada ano uma das doze dioceses recepciona o evento. Este ano, a Arquidiocese Metropolitana de São Luís do Maranhão, irá acolher o evento, que será sediado no município São José de Ribamar, propriamente, no Santuário Arquidiocesano do Padroeiro do Maranhão: o lugar foi escolhido, primeiro, em função do Ano Santo dedicado a São José, convocado pelo papa de 08 de dezembro de 2020 a 08 de dezembro de 2021, depois, porque o santuário tem São José por padroeiro do Maranhão, unidade da federação que coincide com a unidade regional da CNBB, e, por fim, pelo complexo religioso e cultural configurado pelo santuário e cidade: lugar de peregrinação e turismo.


A Pastoral da Comunicação no Maranhão existe há mais de dez anos, e está subsidiada pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB), e encontra-se inserida na dinâmica nacional orientada pela Pascom Brasil.


Transmissão

Durante a programação do encontro, haverá algumas transmissões espontâneas no local, por meio das Redes Sociais, para interação com as pastorais paroquiais nas dioceses, e, à noite, na sexta (17) e no sábado (18), lives com convidados nacionais para formação integral da pastoral.

54 visualizações0 comentário
bottom of page