top of page

Comissão para Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5 conclui com sucesso I Seminário Regional de Arquitetura e Arte Sacra



Foi com o objetivo de aprofundar o conhecimento e melhorar ainda mais a qualidade dos projetos e obras artísticas e sacras, que a Comissão Regional para Animação Litúrgica, através do Setor de Espaço Litúrgico, do Regional Nordeste 5 da CNBB, realizou de 07 a 09 de junho, o I Seminário Regional de Arquitetura e Arte Sacra. O evento reuniu 39 participantes, entre eles, representantes das dioceses do Maranhão, e da diocese de Bragança (PA), no Regional Norte 2.


“Esse foi o primeiro seminário, e é também uma proposta de articulação e de implantação como setor no regional e também em cada diocese. Que as dioceses ou pelo menos subdivisões tenham essa referência do espaço celebrativo. Foi o primeiro de muitos. Nós estamos em um processo agora de construção, de formação e de criação desses setores”, afirmou Reginaldo Magalhães, coordenador regional da Comissão para Animação Litúrgica.



A assessoria do Seminário foi de Raquel Tonino Schneider, que é arquiteta e assessora do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão de Liturgia da CNBB, e, na oportunidade, parabenizou a equipe pela iniciativa. “Foi um importante momento de articulação da comissão de liturgia junto com todos os três setores e particularmente do setor do espaço litúrgico aqui. Parabéns a toda equipe”, pontuou.


Vale ressaltar que Raquel Tonino esteve recentemente na diocese de Balsas, no sul do Maranhão, assessorando o Congresso Diocesano sobre o Espaço Litúrgico, com a temática: “A Igreja edifício, moldada pela Liturgia, é por ela mesma, Mistagógica”.


Alargar a tenda

O Seminário aconteceu no Centro de Treinamento Anajás, na diocese de Imperatriz, que, por meio de seu bispo diocesano, dom Vilsom Basso, acolheu a todos com alegria. “Que tudo isso nos ajude a rezar melhor, a viver o mistério e com isso servir com alegria no Reino do Senhor”, disse dom Vilsom.


Para dom Sebastião Duarte, bispo diocesano de Caxias do Maranhão e referencial para a liturgia no Regional Nordeste 5, com este seminário a ideia é ampliar conhecimentos. “A intenção da liturgia do regional é que a gente amplie, alargue a tenda também nesse aspecto litúrgico. Não só aos ministérios que ainda vão acontecer os encontros, não só a música e o canto, não só a pastoral litúrgica...Mas, para nos ocuparmos também dessa questão dos espaços onde nós vivemos a nossa fé, onde praticamos as nossas celebrações e que deve por si mesmas já expressar aquilo que nós celebramos e que nós cremos”, evidenciou dom Sebastião.


Após dois dias de muito aprendizado, o Seminário foi encerrado com a santa missa presidida por dom Vilsom Basso e envio dos participantes que incluía agentes das pastorais litúrgicas, arquitetos (as), engenheiros (as), artistas, religiosos(as), presbíteros e diáconos.



Sobre a Comissão

A Comissão Regional para Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5 da CNBB está sob a coordenação de Reginaldo Magalhães, eleito durante o seminário regional de liturgia ocorrido em setembro de 2023, e tem como bispo referencial, dom Sebastião Duarte, bispo de Caxias do Maranhão. Um dos objetivos da Comissão Regional é ampliar as comissões diocesanas. Atualmente, há comissão formada na arquidiocese de São Luís e na diocese de Imperatriz.


Fotos: Comissão para Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5.

112 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page