top of page
  • Secom

Comissão de Animação Litúrgica do Regional NE 5, em seminário, define metas e elege nova coordenação



A Comissão Regional para Animação Litúrgica, celebrando os 60 anos da Sacrosanctum Concilium, realizou o Seminário Regional de Liturgia com o tema “Sacrosactum Concilium, 60 anos depois: memória, incidência e desafios”. O Seminário que aconteceu no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM), Bacabal, entre os dias 8 e 10 de setembro, contou com a presença de dom Sebastião Duarte, bispo da Diocese de Caxias e referencial para a Liturgia no regional.


Na oportunidade, os participantes refletiram sobre a caminhada litúrgica no Regional Nordeste 5, revisitando o texto da Sacrosanctum Concilium, percebendo sua incidência na Igreja no Brasil e no Maranhão, olhando os desafios e mirando os próximos passos da caminhada litúrgica no Regional.


Nova coordenação regional

Da esquerda pra direita: Reginaldo Magalhães, Mericiane, e padre Josivaldo. Está é a nova coordenação da Comissão Regional para Animação Litúrgica no Regional Nordeste 5.

Neste Seminário, foi eleita a nova coordenação da Comissão Regional para Animação Litúrgica no Regional Nordeste 5 para os próximos quatro anos. Sendo assim, passam a coordenar a comissão: Reginaldo Magalhães, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, como coordenador; padre Josivaldo, da Diocese de Zé Doca, como vice coordenador; e Mericiane, da Diocese de Bacabal, como secretária.


“Primeiro, é um sentimento de gratidão, a Deus e aos colegas representantes das dioceses do Regional Nordeste 5 pela confiança coloca em mim. A liturgia em nossas dioceses ocupa um lugar central na vida de todo o povo de Deus. Ele lá é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo a fonte de onde emana a sua força (SC. 08). Estar à frente desta missão é uma responsabilidade muito grande, pois cabe a nós, equipe eleita, e os representantes de cada diocese articular a caminhada litúrgica de nosso regional. Sabemos da responsabilidade, mas acreditamos na graça de Deus que nos capacita”, afirmou Reginaldo Magalhães.


Para completar a Comissão, serão convidados ainda um leigo para a música, um para o ministério, e uma pessoa para articular formadores litúrgicos, totalizando seis pessoas na Comissão.


Novas ações

Seis ações foram apontadas como síntese do Seminário, entre elas, a criação da Escola Regional de Liturgia e a elaboração de um Plano de Pastoral para a Comissão de Animação Litúrgica do Regional. Confira a seguir todas:


  • 1. Integrar na Formação Litúrgica a Piedade Popular Maranhense como itinerário de inculturação;

  • 2. Setorizar o Regional Nordeste 5 para facilitar a proximidade entre as dioceses a fim de atender as necessidades da Formação Litúrgica;

  • 3. Acrescentar à proposta de Formação Continuada (Bispo, Clero, Leigos e leigas, povo de Deus) a modalidade online e a criação da Escola Regional de Liturgia;

  • 4. Continuar fortalecendo a formação de novos Ministros da Palavra e Eucaristia para suprir a carência e ausência dos Ministros Ordenados;

  • 5. Criação e fortalecimento da Comissão Diocesana para Animação da Pastoral Litúrgica em todas as dioceses do Regional Nordeste 5.

  • 6. Elaborar uma Plano de Pastoral para a Comissão de Animação Litúrgica do Regional, de acordo com a dinâmica do Regional Nordeste 5, fazendo chegar às dioceses, para em conjunto com o Regional, planejar suas ações.

Fotos: Pascom Diocese de Bacabal.

470 visualizações0 comentário
bottom of page