top of page
  • Secom

Com as bençãos de Nossa Senhora da Piedade, Pascom Maranhão realiza Encontro Regional




Com o objetivo de refletir o tema “Sinodalidade: oração, comunhão e missão na sociedade”, na perspectiva do eixo “espiritualidade”, a Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5, realizou de 26 a 28 de agosto, no Centro Nossa Senhora da Piedade, diocese de Coroatá, mais um Encontro Regional de Comunicação.


Durante esses dias os comunicadores tiveram formações com grandes nomes da comunicação nacional como Alex Ferreira, secretário nacional e coordenador do Grupo de Trabalho - GT Articulação da Pascom Brasil. Padre Tiago Barbosa, jornalista, professor e vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Marília, atualmente é o assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB, e coordenador do Grupo de Trabalho - GT de Formação da Pascom Brasil.


Foi possível conhecer e discutir sobre os níveis, eixos e articulações; além de aprofundar o conhecimento sobre Pascom e a compreensão sobre a comunhão pastoral para a Comunicação da Igreja no Maranhão. De acordo com Paulo Victor, coordenador regional da Pastoral da Comunicação, este encontro confirmou o caminho traçado para a Pascom Maranhão ao longo deste planejamento quadrienal.


“Contamos com mais uma delegação este ano, trazendo mais uma diocese à articulação: Somos 09, em diálogo com outras duas, breve estaremos nas 12. A presença das comissões diocesanas é a nossa prioridade, para que haja um planejamento colegiado e articulado. Foram verificadas melhorias em nossas pastorais diocesanas, um aprofundamento da vivência oracional, novos passos foram discutidos para a prática transversal da pastoral numa relação sinodal na Comunicação da Igreja no Maranhão. Rezemos por nossa pastoral e acreditemos em seus passos. Esforços planejados estão em curso para a consolidação da Pascom Maranhão em nosso Regional Nordeste 5”, pontuou.

Este foi também o primeiro Encontro Regional da Pascom Maranhão, com a presença do novo bispo referencial. Dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano de São Luís, esteve com os comunicadores e ouviu as pastorais das dioceses, deu orientações, sugestões e apresentou suas preocupações.


“A Pascom tem um papel muito importante nesse anúncio, nessa evangelização, por isso ela deve estar bem organizada, ela tem que ter consciência da sua missão, aí a razão deste encontro regional. A gente sabe que nas dioceses a Pascom está cada vez mais atuante e tá fazendo acontecer, está levando essa palavra de Deus a todos os lares”, afirmou dom Gilberto.

Os comunicadores tiveram amplos momentos de espiritualidade marcados pela visita ao mosteiro beneditino da diocese para a oração das vésperas, santa missa com o bispo referencial e, conferência de abertura do encontro. No sábado, puderam conhecer as instalações da Fazenda da Esperança. Com eles, também este dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, além de dom Valdeci, referencial para as pastorais sociais, através de videoconferência.




Estiveram presentes no Encontro comunicadores das dioceses de Brejo, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Coroatá, Balsas, Grajaú, Viana e arquidiocese de São Luís.


Nova sede do Encontro

Uma grande expectativa entre as pastorais da Igreja no Sul do Maranhão, pois havia entre as pastorais diocesanas o desejo da próxima sede em uma daquelas dioceses. No domingo, 28, as pastorais de Balsas, Grajaú e Imperatriz foram convidadas para a abertura do envelope e anúncio oficial. A Diocese de Balsas foi eleita como próxima sede do Encontro Regional de Comunicação adição ano 2023.



Entenda como ocorre o processo de escolha

Para a escolha da diocese sede é realizada uma consulta com os coordenadores diocesanos que, a partir das percepções pastorais, análise de contexto e caminhada de cada pastoral diocesana, votam na próxima diocese sede. O nome é confirmado pelo coordenador regional que comunica ao bispo referencial a escolha. O sigilo é mantido até o anúncio no encerramento do encontro, a última e aguardada pauta. Este ano, dom Gilberto Pastana, colocou aos pés da imagem da Virgem da Piedade, padroeira da Diocese de Coroatá, o envelope lacrado com o nome da próxima sede. Todos os coordenadores cotados para acolher o encontro antecipadamente consultam seus bispos. Após o anúncio, o bispo diocesano volta a ser consultado para, então, ser confirmada a diocese sede do próximo encontro.


*Da redação com informações e fotos da Pascom Maranhão.

179 visualizações0 comentário
bottom of page