top of page
  • Secom

“Coloque a semente na terra, cuide da semente e deixe ela crescer”

Atualizado: 9 de jun. de 2022


Dom Valentim, durante a visita Ad Limina, reuniu-se com uma comunidade local e mostrou um pouco de sua missão na diocese de Balsas. Foto: Dom Valentim Meneses

Neste domingo, 05 de junho, dia em que a Igreja celebra Pentecostes, realiza-se também o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas, desde 1972.


O cuidado com o Meio Ambiente, a casa comum, também é observado atentamente pela Igreja Católica que recentemente encerrou a Semana Laudato Si, apontando a diversidade e amplitude deste movimento global para cuidar da criação de Deus, em constante ameaça.


No Regional Nordeste 5, mais precisamente na diocese de Balsas, inspirada também na segunda Encíclica do papa Francisco, Laudato Si, sobre o cuidado da Casa comum”, surgiu em 2021 o projeto de reflorestamento de áreas degradadas no cerrado: “Laudato Si: reflorestando o cerrado”.


O projeto prevê a produção de mudas de árvores nativas do cerrado, para plantação nas 19 cidades que fazem parte da diocese de Balsas ao longo dos próximos oito anos.


Dom Valentim Fagundes de Meneses, bispo de Balsas e idealizador do Projeto, por ocasião da Semana do Meio Ambiente, nos convida a intensificar o cuidado com a Casa Comum:



Ainda neste ano, de 1º de setembro a 4 de outubro, acontece o Tempo da Criação, convocado pelo papa Francisco, que consiste em uma celebração anual de oração e ação pela nossa casa comum.

24 visualizações0 comentário
bottom of page