top of page
  • Secom

Campanha da Fraternidade é lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas em todo Brasil



Todos os anos, desde 1964, a Campanha da Fraternidade (CF) é lançada na Quarta-Feira de Cinzas, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2023, a CF tem como tema: “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.


Em nível nacional, o lançamento pode ser acompanhado pelas emissoras de televisão de inspiração católica nesta quarta-feira (22). A Santa Missa, que ocorre às 9h, será transmitida pela Rede Vida. Já a cerimônia de lançamento, às 10h, contará com a transmissão das TV’s: Rede Vida, Pai Eterno, Horizonte, Evangelizar, Nazaré e Imaculada. A Rede Vida gerará o sinal limpo das transmissões para as demais emissoras.


“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

A CNBB traz o assunto de volta à reflexão pela terceira vez, e desta vez, o Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, no país, são mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome. No Maranhão, a estimativa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de que 66,2% da população está em insegurança alimentar.


A Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja celebrar o tempo da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de cinzas, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico. A Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.


Repasses

Na diocese de Brejo, o repasse aconteceu no dia 04/02, no Centro Diocesano de Formação.

Nos meses de janeiro e fevereiro, as dioceses do Maranhão reuniram-se para conhecer mais sobre a proposta da Campanha da Fraternidade 2023. Foram momentos de profunda reflexão com base na comunhão, conversão e partilha.


Nas diocese de Bacabal e Brejo, os repasses já aconteceram neste mês de fevereiro. Esta última, em seu encontro, contou com a participação de 71 pessoas, representando todas paróquias e áreas pastorais de Brejo, além da presença do bispo diocesano, dom Valdeci Mendes. Na arquidiocese de São Luís, os encontros são realizados por paróquias, e a programação segue até março:

  • Dia: 01/03, quarta, 19h30 às 21h30, Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão;

  • Dia: 04/03, sábado, 14h30 às 17h30, Paróquia São Raimundo Nonato –São Raimundo;

  • Dia: 05/03, domingo, 8h às 11h, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.



Lançamento da CF pelo Regional NE 5

Na diocese de Caxias, o lançamento ocorre amanhã, 22, na Paróquia São Francisco, em Timon. A Santa Missa será às 9h30.


Na diocese de Brejo, o lançamento ocorre também nesta quarta, 22, na Praça de São João Batista, às 07h.


Na arquidiocese de São Luís do Maranhão, o lançamento acontece com a Santa Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, no sábado, dia 25 de fevereiro, às 17h, no Multicenter SEBRAE, bairro do Cohafuma. Como gesto concreto, o lançamento contará com a contribuição dos fiéis para a arrecadação de alimentos.


Também no dia 25 (sábado), às 18h, acontece o lançamento da CF 2023, na diocese de Bacabal. A Santa Missa acontece na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim. Como gesto concreto, a diocese conta com a solidariedade dos fiéis para levar um quilo de alimento não perecível.


Na diocese de Balsas a programação conta com coletiva de impresa, nesta querta (22), às 09h. No período da tarde, às 15h, acontece uma live sobre a CF. E, no domingo (26), às 09h, acontece a missa de abertura, na Catedral.


Observatório da Evangelização

Todos as ações ou iniciativas de solidariedade que envolvam a temática da CF 2023 podem ser enviadas para o Observatório da Evangelização, do Anima PUC Minas, que este ano lançou o Atlas da Fraternidade. Para participar e divulgar as ações de sua diocese ou paróquia, basta clicar aqui.


Com informações da CNBB Nacional e Pascom Regional NE 5. Fotos: Diocese de Brejo.

65 visualizações0 comentário
bottom of page