top of page

Bispos do Regional Nordeste 5 se reúnem em São Luís



Foram três dias de reunião, intercalados por decisões, homenagem a dom Xavier e escolha de novos bispos referenciais para a Pastoral do Menor e da Comunicação


O Conselho Episcopal Regional – CONSER, conhecido também como Privativa dos Bispos, do Regional Nordeste 5 aconteceu de 20 a 23 de setembro, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís. Juntos, em comunhão, os bispos puderam partilhar a vivência das dioceses nos últimos meses, analisar a situação concreta do povo e projetar novos rumos para a Igreja no Maranhão.


Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, explica como funciona a privativa: “Este encontro dos bispos do Maranhão, que nós chamamos de privativa, é o espaço para partilharmos nossas experiências, nossas dificuldades, analisarmos a situação concreta do nosso povo e planejarmos a nossa pastoral”.


Partilharmos nossas experiências, nossas dificuldades, analisarmos a situação concreta do nosso povo e planejarmos a nossa pastoral

Segundo o presidente do Regional, dom Sebastião Bandeira, o encontro contribui para apontar os problemas e indicar soluções, além, de ter proporcionado a participação dos bispos em homenagem a dom Xavier. “Estamos nos preparando desde já para realizar o Sínodo dos Bispos em 2023, cujo tema é: ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’. Logo mais, no mês de outubro haverá a abertura do mesmo tanto em Roma, quanto nas dioceses do mundo inteiro. Durante estes dias, ainda tivemos a oportunidade de participar do lançamento do livro sobre a vida de dom Xavier”, disse.


A privativa dos bispos sempre é um momento oportuno para projetar as ações efetivas para contribuir com a Igreja no Maranhão, bem como de promover seu papel social de dar atenção aos clamores do povo. “Foram momentos intensos de fraternidade e esperamos que possamos fazer o melhor para a nossa Igreja e para nosso Estado. Na nossa análise de conjuntura, constatamos, com preocupação, a existência de conflitos sérios agrários no nosso Estado e esperamos também que as pessoas envolvidas, junto com as autoridades, possam encontrar o melhor caminho para a construção da paz”, enfatizou dom Sebastião.

Para dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, estes dias serviram como ânimo para a caminhada da Igreja no Maranhão. “Vimos as questões práticas do funcionamento do Regional, nossas dificuldades, nossas esperanças, e coroamos tudo isso, com uma homenagem que foi prestada a dom Xavier com o lançamento de um livro sobre sua vida. Então, Saímos daqui com muita esperança em continuar a missão que Deus nos confia para que o povo tenha vida e vida em abundância”, destacou.


Novos referenciais


Na oportunidade, foi definido o novo bispo referencial para a Pastoral do Menor e para a Comunicação no Regional Nordeste 5. Dom Valentim Meneses, bispo de Balsas, na privativa anterior, havia sido escolhido para ser o referencial para a Ação Missionária no Maranhão, e nesta última privativa passa a ser também o bispo referencial para a Pastoral do Menor.


Já dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, foi escolhido pelos bispos reunidos para acompanhar a Pastoral da Comunicação no Regional. “Primeiro agradecer a confiança que os bispos estão colocando na minha pessoa para ser esse bispo referencial no que tange a Pastoral da Comunicação no Regional. É importante nós pensarmos na Pastoral da Comunicação do Regional e no Regional, são dois momentos importantes, e é claro que não se faz isso sem organização, toda pastoral ela tem que ser organizada, e, para isso, sem dúvida, é muito importante a participação das dioceses, através de sua Pastoral da Comunicação”, pontuou dom Gilberto.


A reunião finalizou na manhã do dia 23 com a Santa Missa e almoço fraterno. O evento acontece anualmente com duas privativas ao ano e a segunda termina tradicionalmente na capital do estado.


Bispos:


1. Dom Armando Martin Gutiérrez: Pastoral Familiar

2. Dom Elio Rama: Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa

3. Dom Valentim Meneses: Ação Missionária, Pastoral do Menor

4. Dom Evaldo Carvalho: Caritas, CIMI e Pastoral da Sobriedade

5. Dom Francisco Lima: Pastoral da Educação, Cultura, Ensino Religioso e CPT

6. Dom Gilberto Pastana: Pastoral da Comunicação

7. Dom João Kot: Vida Religiosa Consagrada

8. Dom José Valdeci Mendes: Pastorais: Afro, Pescadores, Mulher, Carcerária, AIDS, Surdos, Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso

9. Dom Rubival Cabral Britto: Catequese

10. Dom Sebastião Bandeira Coêlho: Ministérios Ordenados

11. Dom Sebastião Duarte: Liturgia, Laicato e CEBs

12. Dom Vilsom Basso: Juventude, Movimentos (Terço dos Homens, Apostolado e Legião de Maria).



Confira a fala oficial do presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira:



274 visualizações0 comentário
bottom of page