Bispos do Maranhão partilham experiências do regional e das comissões, no segundo dia da reunião do Conselho Permanente da CNBB
- Ariana Frós
- há 3 horas
- 2 min de leitura

O segundo dia da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Brasília, foi marcado pela partilha dos presidentes das Comissões Episcopais e dos Regionais da CNBB.
Destacamos a seguir a participação dos bispos do Regional Nordeste 5 que estão presentes da reunião:
Dom Gilberto Pastana
O arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, dom Gilberto Pastana (foto acima), destacou durante a partilha, em nível de regional, as ações dentro das prioridades escolhidas pela Igreja no Maranhão, como o Cuidado com Casa Comum, com a reativação da campanha contra a pulverização aérea de agrotóxicos, participações em feiras agroecológicas, além de prioridades com juventude e formação discipular.
Dom Vilsom Basso
Dom Vilson Basso, bispo da diocese de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, destacou a atualização do Documento 85 (“Evangelização da juventude”), a partir de uma pesquisa que já teve mais de 5 mil respostas de adolescentes e jovens. Também estão sendo preparadas atividades como o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos, em setembro; o Jubileu dos Jovens, em Roma e em Aparecida, e um encontro da juventude durante a COP 30, em novembro.

Dom Valdeci Santos
Dom Valdeci Mendes, bispo da diocese de Brejo (MA), e presidente da Comissão Sociotransformadora, destacou o legado da 6ª Semana Social Brasileira e o apoio a iniciativas como o Plebiscito Popular sobre a carga horária de trabalho. Também estão em curso articulações para o 5º Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra, que acontece em São Luís (MA), entre os dias 21 e 25 de julho.

A reunião do Conselho Permanente segue até quinta-feira, 3 de julho, com novos informes e reflexões sobre os desafios atuais da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Com informações de CNBB Nacional.
Comments