top of page
  • Secom

Arquidiocese de São Luís ordena quatro novos diáconos, neste sábado, 30


Brayan, Manoel, Lucas e Ramon serão ordenados neste sábado, 30. Foto: arquivo pessoal

A arquidiocese de São Luís realiza neste sábado, dia 30/4, às 17h, na Paróquia Santíssima Trindade, bairro Cidade Olímpica, a ordenação diaconal dos seminaristas: Brayan Verde, Manoel de Jesus, Lucas Gomes e Ramon Henrique.


“A vocação não é algo criado ou inventado, mas é uma realidade que você encontra, fruto de uma amizade com Deus! Não é uma decisão que você toma sozinho, é um chamado ao qual aquele que é atraído responde”, disse Lucas Moreira Gomes.


De 18 a 22 de abril, os seminaristas realizaram um retiro espiritual, conduzido pelo padre Ribamar Nascimento em preparação para a ordenação Diaconal. Enquanto que em nível de arquidiocese, os fiéis realizavam o Tríduo preparatório de oração em benefício dos futuros diáconos.


“A jornada é longa, porém, ela nos traz o sentimento de realização, luta e satisfação. Misto de alegria e a ansiedade, um tempo de emoção. 8 anos dá para a gente pensar muito bem naquilo que queremos abraçar”, concluiu Lucas.


O tema escolhido para a ordenação é extraído do profeta Isaías 6,8 - Quem enviarei? "Aqui estou! Envia-me”.


A celebração vai ser transmitida pelo canal no YouTube da Arquidiocese de São Luís.



Conheça os futuros diáconos:


Manoel de Jesus Primo

Da Paróquia de São Cristóvão em São Luís do Maranhão, acolhemos o seminarista MANOEL DE JESUS PRIMO. Nasceu no Rio de Janeiro- RJ, no dia 12 de maio de 1993. É filho de João Primo e Meire de Jesus Feliciano. Seus irmãos são: Francinete, Gracinete e Sara. Foi criado por seus avós maternos José de Ribamar Primo e Ana Maria Cordeiro Feliciano, no bairro do Jardim São Cristóvão em São Luís do Maranhão. Viveu o seu engajamento pastoral na comunidade do Imaculado coração de Maria – Paróquia São Cristóvão – como legionário, coroinha, MEJ, RCC, grupo de jovens, ministério de música. No dia 28 de fevereiro de 2014 ingressou no seminário propedêutico. Atualmente faz a sua experiência pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Rosário - MA.


Lucas Moreira Gomes

LUCAS MOREIRA GOMES, nasceu no dia 08 de novembro de 1994. A sua mãe é Conceição de Maria Moreira Gomes, seus irmãos são: Mariana, Josué e Tays. Na Paróquia São João Calábria - Cidade Operária, São Luís, onde participava do ministério de música e foi coroinha durante nove anos. No dia 28 de janeiro de 2014 entrou no Seminário propedêutico São João Maria Vianney. Após os estudos teológicos, vive a experiência pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Presidente Juscelino-MA.



Brayan Robson Sousa Verde

O jovem BRAYAN ROBSON SOUSA VERDE, provém da Paróquia São Pedro Apóstolo na Raposa - MA. Nasceu no dia 08 de novembro de 1989. Seus pais são: Maria da Graça Sousa e Raimundo Lucio Verde Neto (já falecido). Bradyson Roberto é o seu irmão. Em sua paróquia de origem vivia a sua missão na Renovação Carismática Católica (Ministério de Música, etc...). E no Ministério da Palavra. Entrou no Seminário São João Maria Vianney em 27 de julho de 2014. Atualmente reside na Paróquia Santa Rita de Cássia, Município de Santa Rita-MA.


Ramon Henrique Pereira Costa

O seminarista RAMON HENRIQUE PEREIRA COSTA, é filho de José Henrique Costa e Rita Lucenita Pereira Costa. Nasceu em São Luís – MA em 03 de agosto de 1991. Tem como irmão Rodney Pereira Costa. Procede da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Cohab, onde atuava no Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, Catequese e Liturgia. Em 2010 entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde permaneceu por cinco anos. Após um profundo discernimento vocacional, migrou para a Arquidiocese de São Luís e ingressando no Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, em janeiro de 2016. Reside na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Icatu-MA, onde realiza a sua missão.

203 visualizações0 comentário
bottom of page