top of page
  • Secom

Arquidiocese de São Luís celebra 30 anos da visita do papa João Paulo II à capital maranhense


Foto: Divulgação | O Estado

Em comemoração aos 30 anos da vinda do papa João Paulo II à São Luís, a arquidiocese realiza celebração neste dia 14 de outubro, no Parque São João Paulo II, Aterro do Bacanga. Coordenado pela Arquidiocese Metropolitana, juntamente com o Terço dos Homens, a celebração ocorrerá às 19h30, presidida por dom Gilberto Pastana, e será aberta ao público.


Evento Histórico

O ano era 1991 quando milhares de maranhenses se reuniram no Aterro do Bacanga para acompanhar a Santa Missa presidida pelo pontífice, com a participação do então arcebispo de São Luís, dom Paulo Ponte. Um momento comovente e emocionante na memória daqueles que estiveram lá. A cerimônia realizada por João Paulo II, aconteceu em 14 de outubro de 1991.

Este acontecimento foi tão importante para a história da capital maranhense que, em 2020, o governo do Maranhão inaugurou o Parque São João Paulo II em sua homenagem. Dentre as áreas do parque, existe o memorial com o nome do pontífice, onde está localizada a Capela Mãe Rainha, local exato da celebração de três décadas atrás.


São João Paulo II

O papa João Paulo II nasceu na Polônia, em 18 de maio de 1920, batizado como Karol Wojtyla. Ficou órfão aos 8 anos de idade e esse foi o início de uma vida permeada por altos e baixos. Foi tanto um grande líder religioso, quanto mundial, tendo um papel de destaque para o fim do regime comunista no seu país e influenciou também o fim deste regime em todo o resto da Europa.


O início de sua vida na Igreja se dá em 1942, quando passou a estudar em um seminário clandestino na Cracóvia. Em 1946 foi ordenado padre e em 1964 tornou-se arcebispo dessa cidade polonesa. Apenas 14 anos depois, em 1978, foi consagrado como papa para suceder João Paulo I. A partir de então, iniciou sua jornada como papa, sendo que entre os anos 80 e 90 realizou diversas viagens, totalizando 129 países durante seu pontificado. E 9 anos após sua morte, em 2005, João Paulo II foi canonizado pela Igreja Católica.

19 visualizações0 comentário
bottom of page