top of page
  • Secom

Aberta a 40ª AGO do Conselho Nacional do Laicato do Brasil em São Luís/MA



Com o tema “Sinodalidade e Missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) deu início na manhã de hoje, 16, Dia de Corpus Christi, a 40ª Assembleia Geral (AGO) Ordinária em São Luís/MA. A programação do evento iniciou com coletiva de imprensa com os representantes oficiais na atual gestão do Organismo.


Participaram da coletiva de imprensa, a presidente do CNLB, Sônia Oliveira, o secretário geral do CNLB, Márcio de Oliveira, o representante do Laicato na CNBB, Laudelino Augusto, a presidente do CNLB Regional Nordeste 5, Maria José Rotta e a delegada da 40ª AGO, Sílvia Carvalho. A coletiva de imprensa foi realizada no auditório principal da Casa de Retiro Oásis, com transmissão pelas redes sociais do organismo.

A coletiva de imprensa foi realizada no auditório principal da Casa de Retiro Oásis.

Sônia Oliveira, fala que a 40ª AGO pauta o desejo de manter firme na caminhada, alimentados com o espírito santo, lembra dos 33 milhões de brasileiros que tem fome para que a eucaristia possa ser momento de partilha e também comentou sobre a expectativa com o reencontro pós-pandemia e a realização do evento no Maranhão. “Nossa expectativa é a melhor possível. Primeiro de uma alegria fundamental porque estamos reunidos. É a primeira assembleia presencial desta presidência pós-pandemia após de passarmos por esse processo de pandemia e depois abordarmos o tema trazendo a sinodalidade e missão enquanto leigas e leigos para chegarmos às periferias. Esperamos que cada um possa repensar sua caminhada e rever sua prática territorial”, declara.


Márcio de Oliveira diz que a 40ª AGO está sendo muito calorosa não apenas por estarem no Maranhão, mas também por deixar todos emotivos, visto os períodos críticos da pandemia e apresentou dados sobre os participantes e caminho metodológico escolhido para a realização do evento. “Nós somos 168 participantes da 40ª AGO. Temos quatro bispos e quatro presbíteros participantes e 178 cristãos, leigas e leigos de todas regionais da CNLB. São dados muito expressivos porque devido à pandemia optamos por uma assembleia menor. A presença de todos é muito importante para que este evento seja bonito e muito proveitoso. Nós viemos fazer uma vivência e missão aqui no Nordeste 5 e ouvir o grito da população do Maranhão e fazermos análise de conjuntura para traçarmos estratégias para os próximos anos”, pontua.


Programação diversificada marca abertura da 40ª AGO do Conselho Nacional do Laicato do Brasil


Na solenidade de abertura da 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a primeira edição presencial pós-pandemia que foi realizada na tarde desta quinta-feira, 16, houve a celebração de acolhida que recebeu os delegados e as delegadas, participantes que vieram de todas as regiões do Brasil.


Com grande entusiasmo e emoção, entoados com cânticos e orações, foi realizada a dança das bandeiras de lutas de todas as regionais e organizações afiliadas, apresentadas pelo CNLB Regional Nordeste 5. O momento, – que é cheio de alegria e aproxima ainda mais os delegados participantes do evento -, se inspirou biblicamente em Isaías 30, 21.


Em seguida, foram apresentados testemunhos dos gritos das periferias como, mulheres marginalizadas, população em situação de rua e comunidades tradicionais: indígenas/ quilombolas, por meio de representantes de movimentos sociais como as quebradeiras de coco do Maranhão.



Texto e fotos de Leidyane Ramos - Equipe de Comunicação da 40ª AGO

124 visualizações0 comentário
bottom of page