top of page
  • Secom

A Igreja Católica no Maranhão saúda dom Sebastião Bandeira pelo seu aniversário natalício




Celebramos neste 31 de janeiro, o aniversário natalício de dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo da diocese de Coroatá (MA), e referencial para os ministérios ordenados no Regional Nordeste 5 da CNBB. Dom Sebastião Bandeira nasceu no município de Riachão (região sul do estado do Maranhão), em 31 de janeiro de 1959, portanto são 65 anos de vida e missão à serviço do Reino de Deus.


Um pouco de sua trajetória

O jovem Sebastião Bandeira estudou Filosofia e Teologia, no Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza. Cursou mestrado em Teologia Dogmática entre os anos de 1997 e 1998, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote aos 29 de julho de 1984.


Foi responsável pelo Centro Vocacional São José, em São Raimundo das Mangabeiras; responsável pelo Centro Vocacional Cura D'Ars, em Balsas; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; coordenador diocesano da Pastoral Familiar; membro da coordenação diocesana de Pastoral; vigário geral da Diocese de Balsas (MA); vigário paroquial de Fortaleza dos Nogueiras (MA); reitor do Seminário Maior Dom Oscar Romero (1999-2004); presidente da OSIB Regional Nordeste 5 (2001-2003); professor e coordenador do Curso de Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).


No dia 22 de dezembro de 2004, o Papa João Paulo II o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de Manaus e bispo-titular de Tubursico. Foi sagrado bispo na diocese de Balsas, no dia 12 de março de 2005, em cerimônia presidida por dom Franco Masserdotti. Os co-consagrantes foram dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, e dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, arcebispo de São Luís do Maranhão. Seu tema é COMMUNIO ET SPES - "Comunhão e Esperança".


Quase cinco anos depois, no dia 06 de janeiro de 2010, Papa Bento XVI nomeou dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo Coadjutor da diocese de Coroatá (MA). Com a morte do dom Reinaldo Pünder, em 16 de janeiro de 2011, o bispo coadjutor dom Sebastião Bandeira é sagrado bispo diocesano de Coroatá.

 

Missão

No Regional Norte 1, dom Sebastião assumiu várias responsabilidades: foi responsável pelos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva; pela formação nos Seminários Bom Pastor e São José e no Instituto de Teologia e Pastoral de Ensino Superior da Amazônia-ITEPES; assessorou a Pastoral Carcerária Arquidiocesana; acompanhou a Pastoral da Juventude Arquidiocesana; Secretário do Regional Norte I da CNBB e acompanhou a Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Norte I.



No Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira já foi eleito presidente do regional de 2019 a 2022. É bispo diocese de Coroatá, e bispo referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada trabalhando arduamente para promover e incentivar vocações no Maranhão.


Devoção

Dom Sebastião Bandeira é um grande devoto de Nossa Senhora, e participou de programa na TV Aparecida falando sobre devoção mariana: 




Saudamos dom Sebastião Bandeira, neste dia de festa, e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida!

51 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page