top of page
  • Secom

“A Eucaristia é a força para que a Igreja continue a caminhar”


Procissão com Santíssimo marcou o encerramento do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Foto: Captura

Entre os dias 11 e 15 de novembro aconteceu o 18º Congresso Eucarístico Nacional com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, (At 2,46). O evento foi organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).

Bispos do MA marcaram presença no 18º CEN. Foto: Dom Vilsom Basso

Os bispos do Regional Nordeste 5 também marcaram presença no 18º Congresso. Dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz, reforçou que o Congresso promoveu um aprofundamento do sentido da Eucaristia. “O 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, é a reunião da Igreja Católica em nosso país ao redor da Eucaristia, com celebrações eucarísticas em todas as paróquias, com primeira eucaristia nas comunidades, e o aprofundamento do sentido da Eucaristia na vida das pessoas, das comunidades, das paróquias e também da sociedade”, afirmou.


Abertura

A abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional se deu com a celebração da Santa Missa, na noite da sexta-feira (11), na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Em torno do altar, cerca de 10 mil pessoas participaram da liturgia presidida pelo bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, e enviado especial do Papa Francisco, o cardeal dom António Marto.


Entre os concelebrantes, o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer; o presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e seu auxiliar, dom Limacedo Antônio da Silva.


Casa do pão

Casa do Pão inaugurada , um grande projeto social da arquidiocese de Olinda. Foto: Dom Vilsom Basso

Um grande momento deste 18º Congresso Eucarístico foi a inauguração da Casa do Pão. “A casa do Pão é uma casa, um lugar de acolhida dos irmãos e irmãs que moram na rua. O povo da rua, onde recebem comida, a possibilidade de banho, roupa, documento, suporte psicológico, jurídico, para que todos tenham vida e dignidade”, explicou dom Vilsom.


A atividade inaugural ofereceu café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto. A Casa do Pão fica localizada na rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. E, contará com apoio de ONGs, da Pastoral do Povo de Rua do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), e do projeto Banho do Bem, que garantirá a higiene pessoal.


O Congresso

Segundo dom Vilsom, o 18º Congresso Eucarístico Nacional contou com o Simpósio Teológico, oficinas, catequeses, shows, celebrações e exposições tudo ao redor da Eucaristia, razão de ser da Igreja.


“A Igreja nasce dela (Eucaristia), e a Eucaristia é a força para que a Igreja continue a caminhar. A eucaristia também é como um clamor pela unidade Pai, que todos seja um. Eucaristia que é adoração, que é oração, que é a espiritualidade no altar do Senhor, e a eucaristia que é pão partido”, afirmou.

A 19ª edição do Congresso Eucarístico Nacional já tem data marcada. Acontecerá entre os dias 3 e 7 de setembro de 2027, em Goiânia (GO).

8 visualizações0 comentário
bottom of page