top of page
  • Secom

6ª SSB realiza Seminário nacional e divulga carta compromisso


Dom José Valdeci, Martha Bispo e Alessandra Miranda durante apresentação do documento-denúncia de missão realizada no Maranhão.| Foto: Osnilda Lima

De 02 a 04 de agosto aconteceu, em Brasília, Distrito Federal, o seminário nacional da 6ª Semana Social Brasileira, “O Brasil que temos”. Esta atividade teve por objetivo tratar do resultado dos Mutirões pela Vida ocorridos em todo o Brasil desde 2020, sobretudo, para socializar as realidades levantadas a partir de terra, teto e trabalho, que é o tema desta 6ª edição das SSBs.


Do Regional Nordeste 5, Gilberto Lima, articulação das pastorais sociais e membro do conselho das pastorais dos pescadores, Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, juntamente com a secretária-executiva do Regional, Martha Bispo, participaram do seminário. Na oportunidade, apresentaram o documento-denúncia de missão realizada pela no Maranhão, pela comissão da 6ª SSSB e pastorais sociais em junho deste ano. Martha Bispo nos fala sobre este momento:



O Seminário foi encerrado com a santa missa presidida por dom Valdeci. Em seguida, foi lançada Carta Denúncia da 6ª SSB do conjunto de violações dos direitos humanos e ambientais do “Brasil que temos” e que impedem a edificação do “Brasil que queremos”. O texto, que evidencia o atual projeto de poder das bases conservadoras sobre os direitos da classe trabalhadora e expropriação da natureza e dos bens comuns, pode ser encontrado na íntegra, aqui.

15 visualizações0 comentário
bottom of page