top of page
  • Secom

6ª SSB: Nordeste se prepara para contribuir com o projeto popular "o Brasil que queremos"



Articuladoras e articuladores da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Nordeste estiveram reunidos nesta quinta-feira (10) para um momento de partilha e avaliação do caminho iniciado em 2020. No encontro virtual, clérigos e leigos dos regionais Nordeste 1, 2, 3 e 5 da CNBB também discutiram os próximos passos do movimento para a Igreja no Brasil.


A reunião contou com a participação do bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, dom José Valdeci Santos Mendes, e do bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE) e membro da comissão, dom Limacêdo Antonio da Silva.


As SSBs são mobilizadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora para a construção coletiva de processos que une Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, movimentos populares, associações, sindicatos e entidades de ensino.


Nesta 6ª edição da SSB – que será concluída este ano – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”. A partir dessas inspirações foram realizadas, nos últimos três anos, ações como rodas de diálogos, simpósios, minicursos, seminários e mutirões nos estados nordestinos.


A partir dessa articulação de forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas, socioeconômicas, socioambientais do país, a meta agora é a construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, desde 1991.


Durante a reunião, foi apresentada a metodologia para a construção do projeto popular, que deverá ser constituído agregando o Plano de Incidência Local (PIPL) proposto por cada prelazia, diocese e Regional da CNBB. Com a contribuição de movimentos e comunidades os documentos deverão priorizar até três violações de direitos relacionadas aos temas “terra”, “teto” e “trabalho”.


A expectativa da organização é que a síntese desses PIPLs seja apresentada no Seminário Nacional da 6ª SSB, marcado para acontecer de 23 a 26 de novembro, em Brasília (DF).


Com informações de Kleber Nunes, comunicação do Regional Nordeste 2.

9 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page