top of page

Campanha da Fraternidade 2019: Conheça o projeto Sala da Cidadania na diocese de Caxias

Atualizado: 25 de out. de 2019


“É uma oportunidade que oferecemos para os profissionais amar gratuitamente através de um projeto social.” Padre Ribamar coordenador do projeto.

A sala da cidadania fez dois anos de funcionamento e por ela já passaram vários profissionais. O projeto tem sempre a sua disposição, profissionais capacitados que realizam diversos atendimentos para as populações carentes e de baixa renda, como comunidades quilombolas e lavradores da região, esses são os principais públicos alvos com prioridade nos atendimentos.

É um projeto criado na paróquia de São Benedito pelo padre Ribamar, sendo um dos coordenadores, segundo ele a proposta visa além de atender tanto as comunidades próximas quanto a outras paróquias. “A sala da cidadania foi criada diante de uma pergunta que eu fiz a comunidade: é possível a gente fazer mais alguma coisa pelas pessoas?”. Afirmou.

Todo ano é realizado na diocese de Caxias, o fórum da cidadania, levando educação além de saneamento básico para essas comunidades. Através desse fórum houve a percepção das situações críticas ocorrentes junto com a associação de assistência ao homem do campo onde se resultou da importância de se criar esse projeto chamado sala da cidadania.

 

Campanha da Fraternidade 2019:

Sala da cidadania é um bom exemplo sobre a Campanha da Fraternidade deste ano que traz à tona as políticas públicas à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania, o bem comum e promover sinais concretos de fraternidade. Como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

 

O programa funciona de segunda a sábado com vários profissionais especializados distribuídos durante toda semana manhã e tarde no chamado “mutirão da cidadania” com atendimentos totalmente gratuitos, onde todos são voluntários. Esses especialistas realizam consultas e também distribuem cestas básicas e remédios para todas as famílias carentes.

Segundo Junior, um dos coordenadores do projeto a “Expectativa de ver a promoção do bem social a serviço da vida buscando o valor humano a sala tem como objetivo ver através desses serviços oferecidos gratuitamente pela Igreja através do dízimo e dos colaboradores profissionais um serviço gratuito para pessoas carentes da periferia comunidades quilombolas e lavradores.”

A paróquia atende mais de 60 comunidades rurais

 

No projeto, profissionais capacitados podem oferecer um pouco do seu amor a partir de seus dons e talento. Padre Ribamar

 

Os serviços oferecidos são:

Fisioterapia, assistência social, jurídico advogados, médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros atendimentos. De segunda a sábado manhã e tarde das 08h ás 11h e 14h ás 17h.

169 visualizações0 comentário
bottom of page