top of page
7.jpg

Dom Sebastião Bandeira Coelho

Bispo de Coroatá e referencial para a Vida Religiosa Consagrada

Nascimento:

Ordenação Presbiteral:

29 de julho de 1984

Ordenação Episcopal:

12 de março de 2005

Posse como bispo de Coroatá:

16 de janeiro de 2011

Contatos

Rua Senador Leite, 935 – Massaranduba

65.415-000 – Coroatá, MA

E-mail: domsebastiaobandeira@gmail.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Dom Sebastião Bandeira

Dom Sebastião Bandeira nasceu no município de Riachão (região sul do estado do Maranhão), em 31 de janeiro de 1959, portanto são 65 anos de vida e missão à serviço do Reino de Deus.

O jovem Sebastião Bandeira estudou Filosofia e Teologia, no Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza. Cursou mestrado em Teologia Dogmática entre os anos de 1997 e 1998, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote aos 29 de julho de 1984.

Foi responsável pelo Centro Vocacional São José, em São Raimundo das Mangabeiras; responsável pelo Centro Vocacional Cura D'Ars, em Balsas; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; coordenador diocesano da Pastoral Familiar; membro da coordenação diocesana de Pastoral; vigário geral da Diocese de Balsas (MA); vigário paroquial de Fortaleza dos Nogueiras (MA); reitor do Seminário Maior Dom Oscar Romero (1999-2004); presidente da OSIB Regional Nordeste 5 (2001-2003); professor e coordenador do Curso de Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

No dia 22 de dezembro de 2004, o Papa João Paulo II o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de Manaus e bispo-titular de Tubursico. Foi sagrado bispo na diocese de Balsas, no dia 12 de março de 2005, em cerimônia presidida por dom Franco Masserdotti. Os co-consagrantes foram dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, e dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, arcebispo de São Luís do Maranhão. Seu tema é COMMUNIO ET SPES - "Comunhão e Esperança".

Quase cinco anos depois, no dia 06 de janeiro de 2010, Papa Bento XVI nomeou dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo Coadjutor da diocese de Coroatá (MA). Com a morte do dom Reinaldo Pünder, em 16 de janeiro de 2011, o bispo coadjutor dom Sebastião Bandeira é sagrado bispo diocesano de Coroatá.

 

No Regional Norte 1, dom Sebastião assumiu várias responsabilidades: foi responsável pelos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva; pela formação nos Seminários Bom Pastor e São José e no Instituto de Teologia e Pastoral de Ensino Superior da Amazônia-ITEPES; assessorou a Pastoral Carcerária Arquidiocesana; acompanhou a Pastoral da Juventude Arquidiocesana; Secretário do Regional Norte I da CNBB e acompanhou a Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Norte I.

No Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira já foi eleito presidente do regional de 2019 a 2022. É bispo diocese de Coroatá, e bispo referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada trabalhando arduamente para promover e incentivar vocações no Maranhão.

Trajetória episcopal

Dezembro de 2004

Janeiro de 2010

Janeiro de 2019

Foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de Manaus e bispo-titular de Tubursico.

Papa Bento XVI nomeou dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo Coadjutor da diocese de Coroatá (MA). Com a morte do dom Reinaldo Pünder, em 16 de janeiro de 2011, o bispo coadjutor dom Sebastião Bandeira é sagrado bispo diocesano de Coroatá.

Dom Sebastião Bandeira é eleito presidente do regional Nordeste 5 de 2019 a 2022.

bottom of page