• Secom

X Encontro Mundial das Famílias: momento oportuno para fortalecer Pastoral Familiar no Brasil



A Igreja celebra em todas as dioceses do mundo, de 22 a 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Pela primeira vez, o encontro ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco, com atividades na sede principal e em todas as Igrejas particulares do planeta. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, motivou os agentes da Pastoral Familiar para a participação no evento e recordou o pedido para que os bispos de todo o Brasil escrevam às famílias sob seu cuidado pastoral.


Kit pastoral de preparação para o X Encontro Mundial das Famílias nas Igrejas particulares


“É a nossa semana, em nível mundial. Aproveitemos isso como uma graça divina, momento oportuno para que nós possamos fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil”, disse dom Ricardo, durante live na última semana.


Multicêntrico

A décima edição do Encontro Mundial das Famílias será realizada em Roma, assim como a primeira e a terceira edições (1994 e 2000). Ali estarão os delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo (35 da CNBB), bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. O tema escolhido para reflexão é “Amor em família: vocação e caminho da santidade”.


“Queremos motivá-los e convidá-los: participe em sua comunidade, em sua paróquia, faça acontecer bonito esse X Encontro Mundial das Famílias. Também queremos agradecer os bispos, sacerdotes, agentes de Pastoral Familiar, movimentos e serviços que prepararam tudo com muito carinho. Estamos recebendo, de Norte a Sul do Brasil, a programação que está riquíssima. Obrigada pelo empenho de cada um”, motivou o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf.

Abertura nacional

Dom Ricardo Hoepers, referencial da Pastoral Familiar no país, preside a Missa de abertura nacional hoje (22/6), às 18h, na Basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida. A eucaristia terá transmissão da TV Aparecida.


Já no encerramento, dom Ricardo destaca o pedido para que todas as dioceses, no domingo, 26, “tenham uma missa especial, um grande encerramento, com o envio das famílias, com a bênção das famílias, momento de convivência”.


Regional Nordeste 5

Uma das sugestões do casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5, Joimar e Lourdes, é que as paróquias façam a abertura do X Encontro com a celebração eucarística. E nos dias seguintes realizem encontros de aprofundamento e lives na temática da vocação, santidade e amor familiar. “Cada diocese deve colocar as famílias como centro de atenção pastoral, em um ambiente acolhedor”, afirmaram. Confira a mensagem do casal a seguir:



Carta às famílias

Também em cada diocese, os bispos foram motivados a escreverem uma mensagem às famílias de sob seu cuidado pastoral. “Depois, nós vamos reunir todas as cartas dos bispos e vamos fazer um livro que será um marco para o Brasil, para mostrar também que a Pastoral Familiar tem muito a dizer sobre família”, projetou dom Ricardo Hoepers.


Texto de Luiz Lopes

40 visualizações0 comentário