Desde 2007, instituído pela Organização das Nações Unidas, o dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. É uma data importante para que as pessoas saibam o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assim propaguem mais informação e menos preconceito.
Neste ano, no dia 02 de abril foi celebrado pela Igreja Católica, o Domingo de Ramos, a entrada de Jesus em Jerusalém. Com base neste exemplo da história cristã, o Santuário de São Benedito, localizado em Pedreiras-MA, na diocese de Bacabal, realizou a sua celebração, acolhendo as crianças com TEA e suas famílias na segunda celebração do domingo no Santuário.
Realizada por volta das 09h, a celebração, presidida pelo reitor padre José Geraldo, contou com procissão saindo das margens do Rio Mearim até a Igreja Matriz. A missa foi marcada por homenagens às vítimas dos alagamentos na cidade, e ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo com o acolhimento das famílias e benção especial. “Unidos pela causa do Autismo assumimos o compromisso de estender a sensibilidade todos os dias”, afirmou o reitor durante a celebração.
Em seu perfil nas redes sociais, padre Geraldo publicou:
“Um dado importante é observar que a sociedade brasileira ainda não tem consciência da importância de cuidar, zelar e proteger o seu próximo. Por isso, é essencial que a questão do autismo está diretamente ligada a proposta de promover a inclusão de cada um e cada uma na sociedade, na escola e em outras realidades. Com este sentimento, convoquei todas as autoridades presentes na Missa de Ramos para que em torno do Altar, nas mais diversas diferenças de pensamentos pudéssemos ter o único sentimento: assumir essa causa para responder as exigências de uma sociedade que se transforma.”
Com os ramos nas mãos, o Santuário iniciou a maior Semana Santa da história, seguindo os passos de Jesus e fazendo Memória Viva da sua Entrada em Jerusalém, bem como todo seu percurso rumo à Cruz.
A Solenidade contou com a presença de diversas autoridades do município, bem como dos grupos tradicionais da paróquia e a grande participação dos fiéis que a partir deste domingo vivenciarão a Semana Santa em clima de fé, espiritualidade e devoção.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Apesar de não haver uma causa bem estabelecida, acredita-se que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.
O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos os indivíduos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
Com informações e fotos da Pascom Santuário de São Benedito.
Comments