top of page

Subsídio "Encontros" prepara a Igreja no Maranhão para a 14ª Romaria da Terra e das Águas

Ariana Frós


Nos dias 02 e 03 de agosto, o Regional Nordeste 5 da CNBB realiza sua 14ª Romaria da Terra e das Águas. Como preparativo para esta grande romaria, o Regional, através da equipe de articulação das Pastorais Sociais/Repam e coordenação da Romaria preparou o subsídio “Encontros”, afim de que a Igreja no Maranhão se reúna em pequenos grupos para refletir sobre o tema desta Romaria.


Ao todo, o subsídio contém sete encontros que enfatizam a temática central da romaria que é “Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócio”. Padre Rozivaldo Freitas e Irmão Nestor Deitos, ambos da diocese de Viana, foram responsáveis pela elaboração do terceiro encontro.


O encontro organizado por eles é um grito que manifesta a realidade dos problemas ambientais e das desigualdades sociais da região da Baixada, uma das mais pobres do estado do Maranhão.


“O Encontro sobre os territórios da baixada maranhense é um grito que manifesta, externa a realidade dos problemas ambientais e das desigualdades sociais da nossa região, uma das regiões mais pobres do nosso estado. No encontro nós também trazemos o testemunho do senhor flaviano, assassinato em 2010. O caso ganhou repercussão nacional na época, destacando a luta pela terra em muitos territórios brasileiros”, afirmou padre Rozivaldo.


De acordo com padre Rozivaldo, o maior objetivo da romaria é o de não deixar morrer a profecia. “É uma caminhada de fé, de esperança. Uma caminhada profética de realizar esse grito nos nossos dias de hoje”, disse.




A 14ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão acontece nos dias 02 e 03 de agosto. O percurso sairá do município de Santa Inês em direção ao município de Pindaré Mirim, em um trajeto com cerca de 9km, e toda a Igreja no Maranhão é convidada a participar.


Caso Flaviano

O caso de Flaviano é destacado no 3º Encontro do subsídio.

Flaviano Pinto Neto foi conduzido a uma emboscada e foi assassinado com 7 tiros de pistola 380, todos na cabeça em 30 de outubro de 2010 como consequência de sua luta pelo direito à terra da comunidade quilombola do Charco, no município de São Vicente de Férrer, na Baixada Maranhense.


Em 2018, durante julgamento de mais de 10 horas, o Tribunal do Júri do Maranhão, condenou a 18 anos de prisão em regime fechado Josué Sodré Saboia pelo assassinato do líder quilombola.

Commentaires


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page