top of page

Seminário reflete "a comunicação como prática de vivência da sinodalidade e do bem viver”

Secom

Entre os dias 1º e 2 de abril aconteceu o Seminário Regional para Comunicadores Comunitários do Regional Nordeste 5 em parceria com a Repam Brasil. O evento foi realizado na Casa de Encontro dos Combonianos, em São Luís-MA, e teve a participação de representantes das Pastorais Sociais de sete dioceses do Maranhão.


Durante o encontro, os participantes refletiram o tema: “A comunicação como prática de vivência da sinodalidade e do bem viver”, com a assessoria da Repam Brasil e equipe de Articulação do Regional Nordeste 5.


“O Seminário foi ótimo, com uma presença significativa. Esperamos melhor e ampliar a comunicação não só das Pastorais Sociais, mas no todo, estamos trabalhando a sinodalidade também neste sentido da Comum união, ou seja, em rede, para que de fato consigamos sensibilizar mais a sociedade e outros no cuidado com o outro e com a casa comum. Um dos pontos levantados foi justamente buscar mostrar o lado mais positivo da atuação das pastorais e movimentos, e o cuidado com as fake news”, declarou Adriana Aleixo, coordenadora regional da Pastoral da Criança e membro da articulação das pastorais sociais no Regional Nordeste 5.


Durante os dois dias de seminário, os participantes discutiram temas como a comunicação encarnada de Jesus, o Bem Viver, desafios, perspectivas e como promover uma comunicação transformadora baseada na opção comunicacional pelos pobres.


Entre as discussões, foi destacada a importância da Pastoral da Comunicação em contribuir com as demais pastorais e movimentos nas dioceses, promovendo uma comunicação transformadora e inclusiva. Além disso, foram discutidas as realidades das dioceses do Regional Nordeste 5 e como a comunicação pode ser uma ferramenta importante para fortalecer as pastorais sociais, organismos e movimentos.


Representando a Repam Brasil e a Rede de Notícias da Amazônia, Joelma Viana assessorou o Seminário, que tratou da importância de se trabalhar uma comunicação em rede, pensando no quesito Amazônia.


De certo, o evento foi um momento de grande partilha e troca de experiências, e reforça a importância da comunicação como uma ferramenta para a construção do Bem Viver em comunidade.


Por Ariana Frós, com contribuição de Denyse Nunes, do Conselho Pastoral dos Pescadores do Regional NE 5.

 
 
 

Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page