• Secom

Semana Santa: fortaleça a sua espiritualidade



Este período é próprio para os cristãos evidenciarem sua espiritualidade, através de retiros coletivos ou individuais, meditando os passos de Jesus desde sua entrada em Jerusalém, passando por sua morte e finalizando com sua vitoriosa ressureição.


A Semana Santa é o grande Retiro Espiritual dos cristãos. Do Domingo de Ramos ao Domingo da Páscoa há a oportunidade de se viver dois grandes retiros: o primeiro, de Domingo de Ramos à Quinta-feira Santa, complementamos o Retiro Quaresmal; e o segundo, da Quinta-feira Santa ao Domingo da Páscoa, onde iniciamos o Retiro Pascal.


De modo especial, neste ano, as celebrações da Semana Santa, bem como os retiros espirituais estão sendo possíveis de serem realizados no formato presencial. No Santuário de São José de Ribamar, em São Luís, por sua vez, acontece nos dias 16 e 17 um retiro espiritual voltado para a juventude do Santuário, com o tema: “Aviva o teu coração cansado de esperar, religa tua vida em mim. Desperta tu que dormes na escuridão, vem ouvir as trombetas de Sião”.


Porém, é também possível vivenciar este momento em casa, em família, ou individualmente. A seguir alguns passos:


- Relembre, revisite, retome e ressignifique as rezas, as orações, os benditos, os cantos, os ritos, as devoções, as comidas, os costumes e as manifestações populares da sua infância, da sua família e da sua comunidade.

- Adote, durante toda a Semana Santa, um clima de silêncio, de escuta, de oração e de súplicas pelo fim da pandemia e pela paz.

- Pratique gestos de solidariedade e de fraternidade.

- Participe das celebrações da Semana Santa, sobretudo, da celebração da Páscoa. A Páscoa é a Festa da Vida e não da morte. Com o espírito de alegria, celebre a Páscoa de Nosso Senhor!

*Com informações da CNBB

5 visualizações0 comentário