top of page
  • Secom

Semana Santa: a vivência na fé pelo olhar da Igreja no Maranhão



 

Durante uma semana, os cristãos católicos vivenciaram o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa, a Semana Maior, começa com o Domingo de Ramos e encerra com o Domingo de Páscoa, e é o momento central da liturgia católica romana, sendo a semana mais importante do ano litúrgico. A seguir, pontuamos três importantes momentos ocorridos durante a Semana Santa no Regional Nordeste 5 da CNBB.

 

Paixão de Cristo

A Via Sacra é o ponto alto da Sexta-feira Santa. Dia em que a Igreja celebra a morte de Jesus. No Santuário São Benedito, na cidade Pedreiras, ocorreu uma procissão com a Imagem do Senhor Morto, conduzida pelo reitor, padre José Geraldo. Um momento de forte emoção em memória do sepultamento de Jesus. A procissão saiu da Igreja Matriz, percorrendo as ruas de Pedreiras, passando pela Colônia dos Pescadores.


Foto: Santuário São Benedito


Procissão do Fogaréu

A procissão do fogaréu é realizada desde 2003, na cidade de Caxias. É um evento de caráter cultural e para litúrgico realizado pela Organização Caxiense de Artes e Tradições (OCAT). Hoje, se configura como a 2ª maior procissão do Brasil e a maior da região nordeste.


Foto: David Sousa


Gesto de solidariedade

Em São Luís, cerca de 70 voluntários da paróquia São Maximiliano Kolbe, no bairro Vinhais, ofereceram um almoço de Páscoa para 450 pessoas em situação de rua, no Mercado Central.


Participaram da ação solidária, padre Gutemberg Feitosa, atual pároco São Maximiliano Kolbe; o arcebispo e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, dom Gilberto Pastana; e dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana; e a secretária estadual de Política para as comunidades, Helena Dualibe.


Foto: Antônio Neto


Com informações das dioceses. Foto de capa: Antônio Neto.



15 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page