Nesta segunda-feira, 09 de dezembro, dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5, concedeu entrevista para o Jornal Tambor, da Agência Tambor, sobre a Lei de Iniciativa Popular contra a pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão. A entrevista foi conduzida pela jornalista Lívia Lima.
Dom Gilberto falou sobre o início da campanha, e enfatizou que a campanha não é apenas da Igreja no Maranhão, e que a mobilização agora é em prol da coleta de assinaturas.
"É importante que haja um debate, que haja uma discussão, um esclarecimento, diria até uma formação de consciência para que aqueles que assinarem esse abaixo assinado, assinem sabendo o que estão fazendo, a contribuição que estão dando para o meio ambiente, para a defesa da vida, para a defesa da casa comum, para a defesa da ecologia, e assumam também a perspectiva de sujeitos, no sentido de serem multiplicadores", disse o presidente.
Confira na íntegra a entrevista, após os 31min do início do jornal:
Coleta de assinaturas
O processo da coleta de assinaturas foi iniciado em abril, em todas as 12 (arqui)dioceses do Maranhão. Para assinar, busque sua paróquia ou comunidade portando sua identidade e título de eleitor.
A campanha de mobilização para criação do “Projeto de Lei Estadual de iniciativa popular contra a pulverização aérea de agrotóxicos”. atende à uma das prioridades do Plano Pastoral do Regional Nordeste 5, a Articulação das Pastorais Sociais/Repam, em parceria com organizações da sociedade civil, como a Cáritas e a Rede de Agroecologia do Maranhão.
Comments