top of page
  • Secom

SAV/PV do Regional NE 5 divulga propostas de ação para o Serviço Vocacional da Igreja no Maranhão




Após encontro realizado em Peritoró (diocese de Coroatá), no início de 2023, O Serviço de Animação Vocacional/ Pastoral Vocacional definiu propostas para dinamizar sua atuação no Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


O Serviço de Animação Vocacional do Regional Nordeste 5 tem o objetivo geral de despertar e acompanhar vocações ao ministério ordenado e à vida consagrada, e fortalecer os que já existem através de um processo formativo integral em vista da formação e animação de comunidades eclesiais missionárias, sustentada pela Palavra de Deus, Eucaristia, Caridade e Ação Missionária. Além de promover a cultura vocacional dentro das comunidades, família e sociedade.


Após, a primeira reunião realizada em nível de regional, o Serviço apresentou alguns projetos que serão realizados nos próximos anos:


SENSIBILIZAR PARA UMA CULTURA VOCACIONAL

Cultivar uma sensibilidade vocacional que favoreça a compreensão de “que toda pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional”. (Cf. Texto-base do ano vocacional 2022-2023 n. 10).


Neste projeto, o Serviço planeja um SIMPÓSIO VOCACIONAL, um momento de Diálogo conjunto com as pastorais e movimentos, entre os dias 6 e 8 de outubro deste ano.


ARTICULAÇÃO COM AS PASTORAIS AFINS

Trabalhar as vocações em conjunto com as demais pastorais e movimentos das dioceses, como Pastoral juvenil; PASCOM; Catequese, Família e Movimentos. Articular com as pastorais de conjunto para a promoção da cultura vocacional e colaboração na animação a nível Paroquial, Diocesano e Regional.


FORMAÇÃO VOCACIONAL PARA OS ANIMADORES DIOCESANOS E LOCAIS

Fomentar, nos âmbitos regionais, diocesanos e paroquiais, um serviço de animação vocacional articulado, com a criação e consolidação de Equipes Vocacionais Paroquiais e Diocesanas, dentro de uma pastoral orgânica, sinodal, envolvendo todas as vocações (Texto-base do Ano vocacional 2022-2023. n. 16).


Com foco em:


Articulação e formação das EVP’s;

- Acompanhamento vocacional (etapas do itinerário);

- Cultura vocacional (Simpósio e atividades do mês vocacional);

- Projeto de Vida (online);

- Criação do subsidio do Regional NE5.


Ano vocacional

Desde 20 de novembro de 2022, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Dia dos Cristãos Leigos e Leigas e Jornada Diocesana da Juventude, a Igreja no Brasil vive o 3º Ano Vocacional, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page