top of page
  • Secom

Santos Juninos: de norte a sul do Maranhão, fiéis celebram Santo Antônio



O mês de junho é um mês marcado pelas festividades juninas com atenção voltada à religiosidade que este período favorece. A devoção popular a Santo Antônio, São João, São Pedro e, em São Luís, a São Marçal mantém a tradição dos festejos religiosos característicos da região nordeste do país. A seguir, acompanhe a programação da festa de Santo Antônio na Diocese de Balsas e na Arquidiocese de São Luís.


Diocese de Balsas

Na cidade de Balsas, região sul do estado do Maranhão, a festa em honra a Santo Antônio movimenta devotos todos os anos, e já faz parte do Polo Turístico Religioso do estado, com os seus 13 dias de intensa programação.


Para a vivenciar o festejo de 2023, a temática escolhida destaca o 3º Ano Vocacional “Santo Antônio: vocação, graça e missão”, e o lema “Pão em todas as mesas”. E tem por objetivo evangelizar, a partir de Jesus Cristo e do testemunho de Santo Antônio, refletindo sobre a Vocação, Graça e Missão; além de ser um momento de reflexão, espiritualidade, catequese e formação; promovendo um grande mutirão de fraternidade, convivência, ajuda mútua, encontro e reencontro das famílias.


“Todos os anos os fiéis devotos participam com alegria, com devoção do festejo de Santo Antônio. São treze noites e todas as noites, todos os dias uma boa participação do nosso povo. A imagem de Santo Antônio é muito importante para a nossa paróquia, para esta cidade, e nós temos muito que louvar e agradecer a Deus pela oportunidade de conviver e de celebrar numa comunidade que tem Santo Antônio como padroeiro. O nosso pedido, a nossa prece, é que Santo Antônio, um homem que viveu a palavra, a eucaristia nos ajude e nos ensine a partilhar para que todos tenham pão e assim possamos viver a fraternidade, o amor e alegria”, disse padre Genivaldo, pároco da Paróquia Santo Antônio, na Diocese de Balsas.

Programação:

Iniciado desde o dia 31 de maio com o chá da Tia Maria, e a coroação de Nossa Senhora. A festa de Santo Antônio seguiu com carreata, procissão das crianças, procissão fluvial, que é a descida da imagem do santo padroeiro pelas águas do Rio Balsas, em uma balsa feita de talos de buriti.


Para o encerramento, que acontece no próximo dia 13, haverá procissão com saída prevista para às 18h, seguindo o trajeto: Rua 11 de Julho, Praça Dr. Roosevelt Moreira Kury, Travessa da Alegria, Praça Pe. Balduíno, Rua Coelho Neto, Rua Pe. Franco, Praça Eloy Coelho, Rua Benedito Leite, Praça Getúlio Vargas. Finalizando com a Santa Missa que será presidida pelo bispo diocesano dom Valentim Meneses.


Arquidiocese de São Luís

Na Arquidiocese de São Luís, há três paróquias dedicadas a Santo Antônio, e há a Igreja de Santo Antônio, localizada no centro histórico da cidade de São Luís e faz parte de um complexo que abriga os seminaristas arquidiocesanos, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.


Todos os anos, os jovens seminaristas somam-se à comunidade para preparar o Festejo de Santo Antônio, que este ano se baseia na Campanha da Fraternidade 2023, e tem como tema: “Vida, trabalho e fraternidade”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).

“Nosso mundo está faminto de fraternidade, de uma cultura promotora de paz, faminto de humanidade, faminto de solidariedade que faz abrir as nossas mãos partilhando tudo o que temos e somos, faminto de Jesus Cristo, pão descido do céu e anunciado por Santo Antônio. Que o trezenário de Santo Antônio seja um momento oportuno de renovação da atividade da nossa fé, do esforço de nossa caridade e da perseverança de nossa esperança”, pontuaram os padres Ayrton Frank e Clemilton Moraes, vigários de Santo Antônio e reitores do Seminário Arquidiocesano, em sua carta de apresentação.

Programação

Todos os dias os fiéis marcam presença na Festa de Santo Antônio. Foto: Pascom Santo Antônio

Desde o dia 1º de junho, a programação segue com reza do terço, adoração ao Santíssimo e santa missa. Em seguida, o largo cultural com diversas manifestações culturais do estado como bumba boi, cacuriá e shows.


Para o encerramento da festa, neste dia 13, acontece:

  • Às 05h30, a tradicional missa dos Antônios e Antônias.

  • Missa durante o dia nos horários de: 07h30 / 09h / 10h30 (Adoração ao Santíssimo) / 12h / 15h / 16h.

  • Já às 17h30 acontece a procissão, seguida da Santa Missa de encerramento.

  • No largo, Batizado do Boi de Axixá, Boi de Maracanã, Cacuriá de Dona Teté e Boi de Nina Rodrigues.


Da redação com a colaboração de Pascom - Diocese de Balsas.

64 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page