• Secom

Sínodo 2023: Dioceses do Maranhão e do Brasil têm até dia 31 para enviar síntese



A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil chama a atenção que o prazo final para o envio da síntese diocesana se encerra no próximo dia 31 de julho. No dia 5 de maio, a Equipe divulgou os encaminhamos e as principais orientações para a padronização do formato da síntese diocesana. Trata-se, segundo informe da Equipe, de um material não para padronizar conteúdos, mas para oferecer um suporte tanto às Equipes Diocesanas quanto ao processo subsequente de elaboração da síntese nacional.


Em discurso por ocasião dos 50 anos do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco frisou que “um aspecto importante do caminho do Sínodo 2021-2023 está na fase diocesana do Sínodo, pois a Igreja particular por sua própria realidade de proximidade com a vida concreta dos fiéis é o lugar para se promover reais experiências de comunhão e participação na missão”.


Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, em mensagem, destaca a importância desse processo:




A arquidiocese de São Luís, por exemplo, encerra o período de escutas sinodais com uma santa missa presidida pelo bispo metropolitano, dom Gilberto Pastana, no próximo dia 31 de julho, às 10h, na Catedral da Sé. A celebração será transmitida pelo canal do Youtube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e pela Rádio Educadora 560Khz.



25 visualizações0 comentário