Nos dias 27 e 28 de maio, foi realizado o Simpósio Nacional das Famílias, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O tema do encontro deste ano, o primeiro presencial após a pandemia, foi “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.
Ao todo, cerca de 2 mil agentes da Pastoral Familiar, entre bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil participaram do evento. Do Regional Nordeste 5, participaram o casal coordenador regional, Joimar e Lourdes, o casal coordenador do Setor Casos Especiais, Antônio Carlos e Terezinha; os assessores eclesiásticos: Padre Gerson, da Diocese de Pinheiro; Padre Orlando, da Arquidiocese de São Luís; Padre Sidney, da Diocese de Bacabal, e o Diácono Permanente Marcos Antonio Cruz.
Peregrinação
No domingo, os participantes do Simpósio estiveram reunidos para a Peregrinação Nacional das Famílias – momento de oração no caminho do Rosário – em que puderam rezar pelas famílias, pelas vocações e pela Igreja no Brasil. Cada mistério do Santo Terço foi contemplado pelos responsáveis dos setores que compõem a Pastoral Familiar – Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial, Casos Especiais, Serviço à Vida e do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf).
Itinerário
Para finalizar o encontro, o assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, apresentou o Itinerário Vocacional proposto pela Comissão, que envolve ações para toda a família, passando pelos adolescentes, namorados, noivos, até os idosos. “Todos na família são importantes para nós e para Deus. Como Igreja, não devemos deixar ninguém para trás e cada um tem a sua vocação e ministério”, apontou o assessor.
O Simpósio contou ainda com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento; reflexão da Palavra de Deus; dinâmica com os participantes e uma apresentação de teatro sobre as vocações na família.
Com a Santa Missa, às 12h, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, foi encerrada a programação do 13ª Simpósio Nacional das Famílias, com a participação do casal coordenador regional Joimar e Lourdes na procissão de entrada, e do diácono permanente Marcos Antonio Cruz, como auxiliar, responsável pela proclamação do evangelho.
O próximo Simpósio Nacional acontecerá nos dias 25 e 26 de maio de 2024, e será a 14ª edição.
Com informações do portal Vida e Família.
Comments