• Secom

Regional Leste 2 é escolhido sede do próximo encontro anual de secretárias e secretários executivos



Secretárias e secretários executivos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos em Florianópolis (SC), de 11 a 15 de julho de 2022 para encontro anual. O objetivo principal foi aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do Regional Sul 4, que compreende o estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os participantes a partir da convivência e da partilha.


O encerramento do encontro se deu na última sexta-feira, 15 de julho com encaminhamentos práticos: a participação na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB, que vai ocorrer de 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP), a reunião das secretárias e secretários executivos em Brasília (DF), o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorrerá de 11 a 15 de novembro, entre outros.


O grupo decidiu ainda que o regional acolhedor do próximo encontro fraterno é o Leste 2 – que compreende o estado de Minas gerais, mantendo o mesmo modelo: momentos de partilha dos regionais, apresentação do regional que acolhe e discussões institucionais. Padre Valdecir Badzinski, CNBB Sul 2, avalia o encontro, expressando: “volto para Curitiba (PR) reabastecido”.


“Terminado o encontro, fica um sentimento forte de alegria, gratidão e maior coragem para a missão que nos foi confiada. A oportunidade que tivemos de nos rever presencialmente só nos confortou e nos trouxe mais esperança. Vivemos dias de profunda experiência de comunhão e crescimento na compreensão de nossa responsabilidade como secretários (as) executivos da CNBB. Excelente oportunidade também tivemos de conhecer o Regional Sul 4 (Santa Catarina), com seus desafios na ação evangelizadora. Parabéns e gratidão à toda equipe do Sul 4 pela oportunidade que nos proporcionaram. Avancemos mais e mais na missão!”, destaca o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcos Barbosa Guimarães.


A missa de encerramento foi presidida pelo padre Valdecir Badzinski. A homilia teve como ideia principal a Misericórdia de Deus, conforme o Evangelho do dia: “quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 12,7). Durante a celebração eucarística, fazem memória das experiências vividas durante a semana, a visita aos morros da região central Florianópolis e a visita à Casa dos Amigos.



Com informações do Regional Sul 4 - Fotos: Jaison Alves da Silva

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo