top of page

Portador da esperança: o serviço pastoral que atua na conscientização e prevenção do vírus HIV

  • Secom
  • 9 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Da esquerda para a direita: Ygor Patrick, pré-noviço, MSC; Frei José, OFMCAP, ex-secretário executivo da Pastoral da Aids; Danrley Gonçalves, postulante MSC; e irmã Vivi, coordenadora regional da Pastoral da Aids.

Dezembro chegou e com ele mais uma campanha de conscientização. A campanha Dezembro Vermelho surgiu em 1987, criada pela ONU, e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde, segundo a Agência Aids.


A CNBB tem uma pastoral que apoia os portadores do vírus, trata-se da Pastoral da Aids, e está presente no Regional Nordeste 5 há cerca de 10 anos em seis dioceses.


Ygor Patrick, pré-noviço dos Missionários do Sagrado Coração e agente da Pastoral da Aids no Regional Nordeste 5, em entrevista ao programa Igreja em Ação explicou como atua a pastoral no Maranhão. “A Pastoral da Aids é um organismo da Igreja Católica que há 35 anos atua em 81 dioceses de nosso Brasil. Aqui no Regional, ela está presente há cerca de 10 anos e inserida em seis dioceses”, disse.


Segundo Patrick, a missão dos agentes da Pastoral da Aids é viver a dinamicidade evangélica do bom samaritano que é ver, sentir e cuidar. E objetiva a prevenção ao vírus HIV, além de enfrentar o preconceito. “Constantemente nós somos desafiados a enfrentar o preconceito por parte do todo. É sentir a dor do Reino, da exclusão e da falta de acolhimento”, pontua.


Ygor Patrick ressalta que ser um agente da Pastoral da Aids é acolher e dar assistência aos portadores do vírus e seus familiares. “Ser um agente da Pastoral da Aids é viver o evangelho de Jesus no acolhimento, na assistência aos portadores do vírus e às suas famílias, e, principalmente, ajudar na luta por seus direitos. É encarnar a pessoa de Jesus na promoção e luta pela vida plena”, conclui.


A Pastoral da Aids tem se somado ao esforço de organizações da sociedade e do governo brasileiro na mobilização para realizar ações de conscientização, prevenção, autocuidado e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV, e os seus agentes são os verdadeiros portadores da esperança.


Todas as ações e informações gerais sobre a atuação da Pastoral da Aids é possível visualizar e interagir através do perfil na rede social instagram: @pastoraldaaidsslz.


Agentes da Pastoral da Aids. Foto: Pastoral da Aids

Dados


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram notificados 909 casos da doença, que é causada pelo vírus HIV, em 2020 no Maranhão. Ainda segundo o levantamento da SES, de janeiro de 2021 até o momento, foram registrados 359 novos casos de Aids, totalizando 1.268 casos em quase dois anos.


Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page