top of page
  • Secom

Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 finaliza 40º Assembleia com foco em um planejamento estratégico e sinodal



A Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou de 26 a 28 de janeiro sua 40ª Assembleia, no Centro de Formação da diocese de Brejo, com o objetivo de planejar as atividades para o ano de 2024. Na oportunidade, foi refletido sobre a Sinodalidade e o foco de estudo foi o Setor Pós Matrimonial.


“Fizemos um planejamento de trabalho e agora é seguir os passos das decisões que foram tomadas aqui na assembleia. Trabalhamos a sinodalidade que foi abordada pelo nosso bispo dom Armando e também trabalhamos o setor pós matrimonial, onde fizemos alguns trabalhos, algumas pesquisas buscando dados das dioceses”, afirmou Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar.


O primeiro dia de nossa assembleia foi marcado pela apresentação das atividades a serem realizadas nesses três dias, antecedido de um momento de espiritualidade com a reza do terço mariano. Uma mensagem do secretário executivo nacional da Pastoral Familiar, padre Rodolfo, foi apresentada aos presentes. Além de um vídeo explicativo do casal coordenador nacional do Setor Pós Matrimonial, Binho e Sônia, sobre os principais subsídios do setor.


Para aprofundar a temática da Sinodalidade, dom Armando Martinez, bispo da diocese de Bacabal e referencial para as famílias do regional, reforçou que a missão da pastoral familiar é trabalhar juntos pelas famílias. “O Espírito Santo nos está chamando a viver como Igreja a Sinodalidade. A ser um testemunho no mundo deste caminhar juntos cada vez mais fraterno, mais irmão”, disse dom Armando.


Participantes


Cerca de 90% das dioceses foram representadas. Dos participantes, destaca-se a presença dos assessores eclesiásticos: padres Orlando Ramos, da arquidiocese de São Luís; e Cláudio, da diocese de Brejo. Os diáconos permanentes Antônio, da diocese de Viana; e Thiago, da diocese de Bacabal. Dom Armando Martinez, bispo referencial para as famílias; e a visita de dom Valdeci Santos Mendes, bispo diocesano de Brejo, diocese anfitriã do evento.


A 40ª Assembleia Regional foi finalizada na certeza de que missão chama a cada agente a trabalhar juntos pelas famílias do Regional Nordeste 5. Foram três dias de estudo, reflexão e panejamento para o bom trabalho da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5. “Com fé em Deus estaremos todos juntos cumprindo nosso planejamento até o fim deste mandato que é em 2025”, declarou Joimar e Lourdinha.


A próxima Assembleia acontece em 2025, na diocese de Caxias.

91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page