Nos dias 04 e 05 de novembro, a Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 5 reuniu-se em assembleia, no Centro Diocesano de Caxias. A assembleia teve como principal objetivo eleger uma nova coordenação, bem como planejar as próximas ações da Pastoral do Dízimo no Maranhão.
A Assembleia foi iniciada com a santa missa presidida pelo padre Antônio Edgar Silva, da Diocese de Caxias e diretor espiritual da pastoral. Em seguida, deu-se início aos trabalhos com apresentação do relatório de atividades desenvolvidas pela última gestão; e apresentação das atribuições da pastoral em nível (arqui)diocesano e regional, de acordo com o Documento 106 da CNBB.
Na ocasião, foi discutida a programação das dioceses para as celebrações e comemorações dos 50 anos de implantação da Pastoral do Dizimo no Brasil; e o calendário de formações diocesanas e setoriais para o ano de 2024. Foi discutido também um regimento para a pastoral no regional, bem como datas para o retiro espiritual e o encontro estadual do próximo ano.
Eleição
O processo de eleição contou com um momento de diálogo sobre o perfil adequado para um coordenador de pastoral conduzido pelo padre Antônio Edgard. Em seguida, padre Flávio Pinheiro, da Diocese de Balsas, representando dom Valentim, bispo referencial para a Pastoral do Dízimo, explicou a dinâmica da eleição.
Na oportunidade, Arnaldo Andrade Bayma, da Diocese de Viana, manifestou o desejo de candidatar-se, o que foi unanimemente aprovado por todos os presentes que o elegeram por aclamação. Soma-se a ele toda uma equipe que coordenará a Pastoral do Dízimo para o próximo biênio 2024/2025, a saber:
Bispo Referencial: Dom Valentim Fagundes de Menezes, Diocese de Balsas;
Coordenador: Arnaldo Andrade Bayma, Diocese de Viana;
Vice coordenadora: Francisca, Diocese de Coroatá;
Secretária: Maria das Graças de Morais, Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
Segunda secretária: Vânia Cristina Rocha Mesquita Brito, Diocese de Bacabal;
Tesoureira: Ana Machado, Diocese de Brejo;
Segunda tesoureira: Luiza Coelho de Souza, Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
Articulador de formação: Raimundo Geraldo Ribeiro Costa, Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
Assessor de comunicação: José Carlos Ferreira da Silva, Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
Coordenador sub-regional do Litoral: José dos Santos Aroucha, Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
Coordenador sub-regional dos Cocais: Luis Bezera, Diocese de Brejo;
Coordenador sub-regional sul: (ainda a ser eleito)
Diretor Espiritual: Padre Maribelto, Diocese de Pinheiro.
À frente da Pastoral do Dízimo no Regional Nordeste 5 nos últimos quatro anos, Raimundo Geraldo gravou uma mensagem de agradecimento a todos os bispos e padres que apoiaram e incentivaram a Pastoral do Dízimo, na Igreja no Maranhão, confira:
Comments