Pascom Regional Nordeste 5 realiza Semana da Comunicação, em sintonia com a Pascom Brasil


Todos os anos, por ocasião da celebração da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. E, em consonância com a Pascom Brasil, a Pascom Maranhão realiza mais uma edição da Semana da Comunicação no Regional Nordeste 5. A Semana da Comunicação acontece de 10 a 16 de maio, no formato online, e tem como tema “Vinde ver! (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.


Dom José Belisário, bispo referencial para a comunicação, reforça que a cada ano, o papa nos propõe uma abordagem diferenciada das comunicações. “Neste ano de 2021 – ano terrível em que estamos vivenciando a pandemia do Covid-19 –, o convite que o papa nos faz é ‘ir e ver’. É como ele diz no início de sua mensagem: Por isso, este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a «ir e ver», como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social. «Vem e verás» foi o modo como a fé cristã se comunicou a partir dos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia”, destaca.


Seguindo a inspiração da carta de papa Francisco, “Vinde ver! (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”, a Pascom Brasil promoverá três lives durante a semana – segunda, quarta e sexta -, que serão transmitidas pelo Youtube e Facebook da Pascom Brasil. E, na terça, quinta e sábado, no Regional Nordeste 5, as atividades serão diocesanas, conforme o calendário e realidade particular de cada uma.

A comunicação é sempre uma construção coletiva

A Semana da Comunicação é um momento oportuno que ajuda os agentes da Pastoral da Comunicação a entender a importância de seu papel, e de qual tipo de comunicação se deseja construir. Neste sentido, Dom Belisário nos diz que: “Para entender o que o papa nos propõe, talvez seja oportuno nos lembrar que a comunicação é sempre uma construção coletiva. São necessárias pessoas que pensem, que redijam, que falem. Toda esta atividade, porém, seria vazia se não houver outras pessoas que recebam e acolham a mensagem”, enfatiza.


Há cerca de dois anos na coordenação da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 5, Paulo Victor Silva, incentiva os comunicadores: “Desejo ardentemente que esta seja, de fato, uma pastoral regional, isto é, que seja composta por todos para um mesmo fim: ser a voz da Igreja que proclama sobre os telhados deste imenso Maranhão o santo Evangelho”.


A abertura da Semana no Regional Nordeste 5 será marcada por Santa Missa, celebrada por padre Ribamar Cavalcante, direto da Paróquia de São Benedito, na diocese de Caxias, e transmitida pelo canal da Comunicação do Regional Nordeste 5. E o encerramento dar-se-á com a solenidade da Ascensão do Senhor, dia 16 de maio.


Pascom Maranhão


Segundo a coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5, a mesma trabalha em atenção ao plano quadrienal aprovado pela coordenação e ratificado pelos coordenadores diocesanos. Em 2020, desenvolveu pastoralmente o eixo articulação, e, neste segundo ano, avança para o eixo formação.


Não isolados, mas aprofundados, os eixos a cada ano, o plano foi pensado para uma paulatina e abrangente implantação, de modo que, por etapas, possa gerar efeitos maduros refletidos nas pastorais das Igrejas particulares.


Com modalidade cíclica, para atender à característica rotativa de membros nas comunidades, mostra bons resultados como: na articulação, a mobilização de 08, entre as dez, das doze dioceses. O acompanhamento do nascimento de duas e a instalação de outra.


Já no eixo formação, a coordenação cita a crescente criação e participação da pastoral regional nos encontros diocesanos. E, por fim, segundo Paulo Victor, o eixo espiritualidade tem sido trabalhado primariamente nas missas, mas, em corrente processo de elaboração de passos para bem vivê-lo na pastoral, com igual metodologia para o eixo produção, que tem sido desenvolvido nos encontros, porém, entendido num projeto maior e mais consistente que dê conta de abranger as 12 dioceses.


Entenda


O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.


Programação


Pascom Regional Nordeste 5:


  • Dia 09, às 17h – Santa Missa, Dia das Mães, transmitida pelo canal no You tube da Comunicação NE5;

  • Dias 11, 13 e 15 – à cargo de cada diocese, com oficinas, híbridas e/ou remotas.


Pascom Brasil:


  • Dia 10 de maio, às 20h – Live “Vinde ver”

  • Dia 12 de maio, às 20h – Live “Gastar as solas dos sapatos”

  • Dia 14 de maio, às 20h – Live “A coragem dos jornalistas”

  • Dia 16 de maio – DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS:

08h – Santa Missa transmitida pelas emissoras Século 21, Rede Vida, TV Horizonte, Pai Eterno e TV Nazaré.

15h – Santa Missa transmitida pelas emissoras Tv Horizonte, TV Evangelizar, Imaculada, Aparecida, Canção Nova, TV Nazaré e Web Bom Jesus.


*Ambas as celebrações terão transmissão pelas redes sociais da Pascom Brasil e por rádios católicas.




110 visualizações0 comentário