top of page
  • Secom

Papa preside a primeira reunião do novo Conselho de Cardeais

É a primeira reunião do C9 depois que Francisco renovou o órgão que criou em 2013 para ajudá-lo no governo da Igreja universal e para a reforma da Cúria Romana, mais tarde implementada com o Praedicate Evangelium


Fachada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, sede da reunião do Conselho de Cardeais

Vatican news


A reunião do Conselho de Cardeais começou nesta segunda-feira, 24 de março, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco. Esta é a primeira reunião do novo C9 após a renovação do organismo pelo Papa em 7 de março.


Os membros do novo Conselho são os Cardeais Pietro Parolin, Secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, Arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, na Bahia. O secretário é Dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.


O Conselho de Cardeais foi estabelecido pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de assisti-lo no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 realizou-se em 1 de outubro de 2013. A última reunião, em dezembro do ano passado, foi dedicada em particular à fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade.

5 visualizações0 comentário
bottom of page