Que o Tempo do Advento é um tempo de espera, isso você já sabe, não é mesmo? Mas, agora o que fazer, enquanto se espera? Uma proposta interessante é fazer a Novena de Natal, e se preparar para a chegada do Senhor Jesus Cristo em casa, com a famílias, ou nos grupos das comunidades e paróquias.
Neste ano de 2024, o Regional Nordeste 5 adotou o subsídio da Novena de Natal das Edições CNBB, que tem como tema “Nasce a Esperança”, foram 40 mil exemplares distribuídos em todas as 12 dioceses do Maranhão.
Nesta última semana do advento, semana mais propícia para a realização da novena, os fiéis se reúnem, partilham suas experiências e renovam sua fé como conta Luzia Vasconcelos, que coordena a Pastoral Familiar em umas das comunidades da paróquia São Cristóvão, na arquidiocese de São Luís do Maranhão:
“É um período de espera, reflexão e oração, no qual somos chamados a renovar nossa fé e esperança nas promessas de Deus, é muito gratificante para mim por estar fazendo os encontros estando grávida. É muito satisfatório ver as famílias alegres em receber os encontros em suas casas. Isso me deixa feliz e só me motiva mais a conduzir esse momento tão especial. O tempo litúrgico nos convida a preparar o coração para a chegada de Jesus no Natal”.
Essa preparação para a chegada do Menino Deus fortalece a missão nas comunidades, reacende a esperança de que dias melhores são possíveis, conforme destaca Eliziane Martins, coordenadora da comunidade Santa Rita de Cássia, da Paróquia São José, na diocese de Pinheiro (MA).
“É muito importante participar desses encontros, primeiro porque é nossa missão anunciar o evangelho, acolher e ser acolhido pelas famílias visitadas e reacender nas pessoas a Esperança que Jesus é para nós, através de atitudes concretas. E propiciar um encontro alegre, orante e com muitas histórias de vida para partilhar”, disse.
Esperança! Todos os subtemas da Novena 2024 reforçam esse substantivo. Esperança é o ato de esperar por algo ou alguma coisa, é também sinônimo de confiar. Neste ano, a proposta é ter esperança, é confiar, é crer na esperança de que Deus nos ama e enviou o seu Filho ao mundo para regenerar todo ser humano. “Porque Jesus é nossa Esperança de dias melhores”, finaliza Eliziane.
Com a proposta lançada, realize os encontros da Novena de Natal em seu lar, com seus amigos, vizinhos, com a comunidade paroquial. O Senhor vem! E, como peregrino da esperança prepare-se para o Natal do Senhor!
Comments