top of page

Nota de Pesar - Dom Alcimar Caldas Magalhães



“Ele passou a sua vida fazendo o bem!” At. 10,38


Nós, do Regional NE5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, queremos expressar nossa comunhão e solidariedade com a Diocese do Alto Solimões, na pessoa de Dom Adolfo Zon Pereira, SX com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e seus familiares, nesta ocasião da páscoa definitiva de Dom Alcimar Caldas Magalhães, que serviu em nosso Regional, como bispo de Carolina, de 1981 a 1990.


Dom Alcimar, durante o seu pastoreio, entre tantas coisas boas que realizou, apoiou as vocações locais e buscou formar uma Igreja com rosto de nosso povo. Graças ao seu empenho na formação, temos sacerdotes que contribuem de maneira muito positiva na caminhada da Igreja e na transformação da sociedade onde atuam.


Além disso, ele sempre se preocupou com a evangelização integral da pessoa humana, buscando unir desenvolvimento sustentável com a justiça social, fazendo da superação das causas da pobreza, uma dimensão importante da ação pastoral.


Fazemos votos de que, o seu sonho de ter uma Igreja com rosto amazônico possa se concretizar no presente e no futuro, fazendo com que o Povo de Deus, presente nesta grande região, assuma as decisões do Sínodo para a Amazônia e se prepare com muito zelo e responsabilidade para a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que se aproxima.


Que o seu lema “Tens em mim um amigo”, tão humano e tão singelo, nos inspire tanto em nossas relações eclesiais como sociais, para que nos empenhemos a ajudar a todos a se tornarem verdadeiramente irmãos, em um mundo marcado pela dor, sofrimento e morte.


Pedindo a Deus que lhe conceda o descanso eterno, invocamos a sua bênção para todos nós, e para missão que devemos continuar fazendo o bem.

São Luís, 21 de junho de 2021.


Dom Sebastião Bandeira Coelho

Presidente

Dom Jan Kot

Vice-presidente

Dom Rubival Cabral Britto

Secretário



 

Nota de Pesar para download:


Nota de Pesar - Dom Alcimar
.pdf
Download PDF • 192KB

82 visualizações0 comentário
bottom of page