Nesta segunda-feira (19/08) foi iniciado o V Encontro da Igreja na Amazônia Legal. O evento que acontece no Centro de Treinamento Maromba, em Manaus (AM), conta com a presença dos bispos da Amazônia, além de padres, religiosos e religiosas, e leigos representantes das pastorais e organismos que atuam na Igreja da Amazônia e lideranças indígenas.
Com o objetivo principal de discutir os desafios e oportunidades na região Amazônica, o encontro tem como tema “A Igreja que se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança”.
“Nós queremos retomar as conclusões do documento de Santarém e sermos inspirados pela temática desse ano “A Igreja que se faz carne e alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança”. Por isso, esse encontro vai recordar e avaliar tudo aquilo que foi decidido em Santarém, e ao mesmo tempo receberá contribuições a partir das novas realidades presentes nas dioceses e nós decidiremos ações que ajudarão na evangelização da Igreja, tudo isso iluminados pelo profeta Isaías que nos pede para alargar a tenda e as cortinas da nossa habitação”, afirmou dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB e da Comissão Especial Episcopal para Amazônia.
Além de dom Gilberto Pastana, participam do V Encontro da Igreja na Amazônia Legal, os bispos:
Dom Armando Martinez, bispo de Bacabal;
Dom Evaldo Carvalho dos Santos, bispo de Viana;
Dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina;
Dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo de Coroatá;
Dom Valentim Fagundes de Meneses, bispo de Balsas;
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz;
Dom João Kot, bispo de Zé Doca.
Além de:
Martha Bispo, nossa Secretária Executiva;
Padre Jadson Borba, representando a arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Programação
O V Encontro da Igreja na Amazônia Legal iniciou com uma celebração, seguida de sessão solene aberta ao público e com a presença de dom Ricardo Hoepers, secretário geral da CNBB, representantes do Governo Federal. A programação conta ainda com reflexões sobre o rito amazônico, além de uma análise de conjuntura eclesial com participação de leigos e bispos, sendo restrita aos bispos e convidados. Ao final do encontro uma carta ao povo de Deus da Amazônia deve ser publicada.
Você sabia?
De acordo com o último censo do IBGE, 181 dos 217 municípios maranhenses fazem parte da Amazônia Legal, ou seja, 79,3% do nosso território. Por isso, a Igreja no Maranhão também é presença viva na Amazônia, e realizar pela quinta vez o Encontro da Igreja na Amazônia Legal.
O encontro segue até a quinta-feira (22/08), e é organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).
Comments