• Secom

Muticom: Regional NE 5 terá participantes no evento de comunicação eclesial promovido pela CNBB


“Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, este é o tema do 12º Mutirão de Comunicação que acontece hoje (23) e amanhã, 24 de julho. O Mutirão de Comunicação é considerado o maior evento de comunicação eclesial do país e será realizado de forma totalmente online. O evento conta com mais de 5 mil inscritos, em seis conferências, apresentações culturais, reflexões e diálogos.


Mesmo em um contexto de pandemia em que se preserva pelos eventos de forma online, participar do evento é ter uma oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos. É o que nos narra a secretária da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5, Rosângela Garces: "Num período em que a pandemia fez tantas Pascom's surgirem, e se reinventarem, acontece o Muticom 2021, um momento para aperfeiçoar nossos conhecimentos, refletir sobre temas que vão enriquecer nosso trabalho, mas, principalmente, um momento para renovar nossas esperanças”.


O Regional Nordeste 5 será representado no evento por seus 71 agentes inscritos, e a expectativa é grande. Essa troca de conhecimentos anima o serviço pastoral e motiva os agentes a não desanimarem, na confiança de que em breve essa oportunidade possa ser presencial. “Que tudo isso passe logo, e possamos estar juntos novamente, trocando experiências e partilhando todo o amor por comunicar a Boa Nova, através dos meios de comunicação, levando Cristo ao coração de cada um”, pontua Rosângela Garcez.


Para os participantes, segue abaixo a programação do evento:


23 de julho


16h45: Abertura da sala e início da transmissão

17h: Espiritualidade

17h30: Solenidade de abertura

18h: Palestra magna – Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas (Prof. Dr. Massimo di Felice | ECA – USP)

19h: Apresentação cultural

19h15: Conferência 1 – Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo (Prof. Dra. Magali Cunha)

20h: Reflexões e Diálogos

20h30: Lançamentos

21h: Bênção da noite


24 de julho


8h30: Abertura da sala

8h45: Espiritualidade

9h: Conferência 2 – Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja? (Prof. Dr. Moisés Sbardelotto)

9h45: Apresentação cultural

10h: Conferência 3 – Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti (Prof. Dr. Norval Baitello Júnior | PUC-SP)

10h45: Reflexões e Diálogos

11h15: Mesa Redonda – Ecologia das mídias e nas mídias católicas (Prof. Dra. Adriana Braga | PUC-Rio e Prof. Dr. Jorge Miklos | UNIP)

12h: Intervalo

13h30: Conferência 4 – Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade (Prof. Dra. Viviane Mosé)

14h15: Apresentação cultural

14h30: Conferência 5 – Utopias do mundo integral (Prof. Dr. Carlos Ferraro | Presidente de Signis ALC – Argentina)

15h15: Reflexões e Diálogos

16h: Intervalo

16h10: Conferência 6 – Comunicação integral: influenciadores ou influenciados? (Prof. Dra. Elizabeth Saad | ECA – USP)

17h: Show

17h30: Anúncio dos finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB e entrevista sobre a conclusão com dom Joaquim Giovani Mol

18h: Missa transmitida pelas TVs e rádios católicas

37 visualizações0 comentário