Aproxima-se a Semana Santa. E, na Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a missa dos Santos Óleos. Nesta celebração é realizada também a renovação das promessas sacerdotais. Em algumas dioceses e na arquidiocese do Regional Nordeste 5 esta celebração é antecipada em até uma semana.
A medida deve-se a questões geográficas. Muitas paróquias ficam distantes da sede do município, o que dificulta a programação da Semana Santa em algumas comunidades, pois todos os sacerdotes devem participar desta celebração, que tem a presidência do bispo.
Arquidiocese de São Luís:
Na Arquidiocese de São Luís a missa dos santos óleos acontece nesta quinta-feira (30), às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro de São Luís.
Diocese de Caxias:
30/03 - 17h: Missa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da diocese de Caxias.
Diocese de Coroatá:
30/03 - 19h: Catedral Nossa Senhora da Piedade.
Diocese de Zé Doca:
30/03 – 09h: Paróquia São João Batista, São João do Caru.
Diocese de Viana:
01/04 – 09h – Paróquia São Sebastião, Matinha, Maranhão, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da diocese.
Diocese de Grajaú:
04/04 – 09h30: Catedral Nosso Senhor do Bonfim e São José.
Missa dos Santos Óleos
É durante esta celebração que o bispo abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.
Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de "Missa da Unidade", expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
Com informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese de São Luís e da Pascom Maranhão.
Comentários