• Secom

Mês vocacional 2021 motiva Regional NE 5 a reviver o ardor missionário



Da Redação


O ano era 1970 quando ocorreu a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Por ter obtido êxito, a Assembleia Geral da CNBB de 1981 instituiu o mês de agosto como o mês vocacional para todo o Brasil.


Desde então, a Igreja, através da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, juntamente com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil, animam o mês vocacional com temas reflexivos sobre a vocação. Em 2021, o tema é: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).


No Brasil, a abertura do mês vocacional foi marcado pela oração do terço vocacional, transmitida pelas redes sociais da CNBB, no dia 31 de julho.


Mês Vocacional do Regional NE 5

Já no Regional Nordeste 5, a programação é diversificada e de responsabilidade de cada arqui(diocese). De acordo com Irmã Cícera Gomes, coordenadora do Serviço de Animação Vocacional do Regional NE5 - SAV/PV, a programação deve seguir de acordo com a proposta da Comissão Nacional.


“Então, a proposta é seguir a formação que vai ser oferecida a partir do dia sete, e durante todos os finais de semana, às 10h. Além de cada diocese realizar a sua abertura do mês e seguir as semanas com uma vasta programação. E nós (equipe de coordenação do Serviço de Animação Vocacional do Regional NE5 - SAV/PV), vamos animando e motivando as dioceses”, pontua irmã Cícera.


Irmã Cícera ajuda ainda na animação vocacional da Arquidiocese de São Luís, e auxilia na execução das atividades nesta área particular da Igreja no Maranhão.


Na Arquidiocese de São Luís, uma Santa Missa, na Paróquia Santa Terezinha, presidida pelo padre Rodrigo Gutemberg, reitor do seminário São João Maria Vianney, marcou a abertura do mês. O encerramento será realizado no dia 31 de agosto, às 18h, com Santa Missa presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro. No decorrer do mês, lives, hora santa vocacional, roda de conversa e encontros serão realizados.


Baixe a programação completa:

Programação Vocacional - PDF
.pdf
Download PDF • 976KB

.


Na diocese de Bacabal, haverá o evento “VocFest”, no dia 07 de agosto (sábado), direto da Catedral Santa Teresinha, na cidade de Bacabal, com o tema: “Vocação de São José: silêncio, escuta e obediência”.




Hora Vocacional

O subsídio que animará o Mês Vocacional de 2021, apresenta seis roteiros de Leituras Orantes e cinco Rodas de Conversa, com temas relacionados às vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude. Além disso, o subsídio oferece uma proposta de Terço Vocacional e uma Vigília Vocacional. No fim, uma reflexão a partir da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2021, cujo tema foi “São José: o sonho da vocação”.


O Cartaz

A ilustração, feita pelo padre Reinaldo de Sousa Leitão, busca em traços gráficos, dar visibilidade à necessidade da escuta e do discernimento, para continuar reafirmando e testemunhando a fé por meio de ações vocacionais que possibilitem o florescimento de todas as vocações; e para a construção de uma cultura vocacional que anime e cultive a semente do chamado, em todos os estágios da vida.


Para baixar o cartaz em alta resolução, clique aqui.


Mensagem

Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá, referencial do Serviço de Animação Vocacional e presidente do Regional NE5 gravou uma mensagem de motivação para a Igreja no Maranhão vivenciar o mês vocacional e, assim poder despertar no coração de cada jovem, de cada batizado, e da nossa Igreja o ardor missionário. Confira:




103 visualizações0 comentário